Travesseiro – Autoridades, familiares e comunidade em geral participaram da sessão solene que concedeu o título de Cidadão Travesseirense a Anivo Pedro Hofstetter no último sábado. A homenagem ocorreu no Clube Esportivo Travesseirense e emocionou a todos os presentes.
Compuseram a mesa dos trabalhos o prefeito Ricardo Rockembach (PP), os ex-prefeitos Genésio Hofstetter, ex-vice-prefeito Sérgio Odilo Nied (PT), os vereadores Airton da Costa (PT), Tiago Eloi Weizenmann (PP), Sidinei Fussinger (PTB), Orlando Ahne (PMDB), Omar João Walter (PMDB), Eloise Maria Zanatta (PSB), Adriano Steffler (PSB), Alexandre Spieckert (PSB) e Claudinei Alexandre de Castro (PSB) e os homenageados Anivo e sua esposa Noélia Hofstetter.
Em nome da bancada do PMDB Orlando Ahne agradeceu Anivo, por tudo que ele fez pela sigla e pelo município. “Ele foi e sempre será o maior líder do partido. Seu nome remete trabalho, dignidade, lealdade, confiança, liderança e respeito. Pena que não houve reciprocidade com ele em acordos políticos descumpridos por interesses particulares. Mas é tão grandioso que conseguiu superar tamanhas decepções. Fazer uma homenagem é fácil, difícil é contribuir da mesma forma pela comunidade, deixando de lado a própria família e lazer, para muitas vezes ainda ser criticado”, discursou. Momento em que Ahne, relatou um pouco da trajetória de Anivo, evidenciando seu engajamento pelo Clube Esportivo Travesseirense, entidade a qual presidiu por 22 anos intercalados.
Sidinei Fussinger, enalteceu a importância do apoio da família durante a construção de seu legado no desenvolvimento econômico e social do município.
Eloíse Zanatta, cumprimentou sua esposa Noélia pela dedicação e relembrou fatos que as duas vivenciaram juntas. Quanto ao homenageado, referiu-se a um cidadão humilde, incentivador, parceiro e solidário, “nunca deixou uma família travesseirense sem arroz e feijão. Temos orgulho de ter o Anivo. Os tropeços do passado e os inimigos ajudaram a construir sua grandiosidade”, frisou.
O prefeito Ricardo destacou que personalidades deste perfil de liderança comunitária e de trabalho voluntário em grupo estão escassas e precisam ser valorizadas. Desejou muita saúde e muitos anos de trabalho.
Airton da Costa, se referiu a Anivo como sua principal influência política. “Todos os vereadores aprovaram a homenagem, porque sabemos do significado de um líder expoente em sua comunidade e da dificuldade de gerenciar entidades. Me recordo, de outras épocas, se ouvia nas rádios que em Travesseiro estava sendo construído o primeiro ginásio, e quem estava por trás disso era Anivo”, dimensionou.
Seu filho Vaner Luís Hofstetter, falou do orgulho e amor sentidos pela figura do pai, e do trabalho que faz e continua desempenhando pela sociedade, cujo legado pôde ser acompanhado por diferentes gerações. “Um belo exemplo de vida pública e privada. Quero agradecer a família, os amigos, a comunidade e a diretoria do Clube Esportivo Travesseirense”, concluiu.
Seu genro, Sírio Pereira relatou sobre a convivência e agradeceu o fato de ter entrado para a família Hofstetter. “É fácil falar do Anivo, mas falar em nome dele é impossível. O mundo está precisando de mais Anivos. Um homem que mesmo nas maiores adversidades e turbulências, consegue passar, passar tranquilidade. Ele consegue separar o amor e o carinho do rancor e das mágoas. Me espelhei no Anivo, jamais conseguirei ser o Anivo”, salientou.
O projeto para condecoração de Anivo foi iniciado em outubro e liderado pela bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB).
A história de um líder nato
Anivo nasceu em 30 de junho de 1940 na localidade de Linha 32, município de Arroio do Meio. Segundo filho de Theodoro e Maria Amanda Weizenmann Hofstetter. Quando tinha 6 anos a família se mudou para São Luis e foi lá que passou toda a sua infância e adolescência. Estudou na Escola Paroquial de São Luis , onde concluiu o primário.
Como era de origem humilde, começou a trabalhar cedo, em atividades agrícolas com o comércio. Ainda na infância recolhia leite dos agricultores com um cavalo em São Luis e nas localidades vizinhas. A família desnatava o leite e vendia a nata. Do soro do leite faziam o “caçainho” que era vendido e servia para a fabricação de botões. Mais tarde seu pai comprou um caminhão com o qual recolhia os produtos dos agricultores e vendia na cidade. Mesmo com pouca idade, Anivo já dirigia o caminhão e fazia o serviço.
Segundo o relato de sua irmã mais velha Adélia, Anivo sempre foi uma criança e um adolescente muito alegre, criativo e responsável, sendo que desde muito cedo já demonstrava seu espírito de liderança: ajudava a família a organizar os bailes realizados no salão da família; dentre sua turma, sempre foi um líder que puxava a frente para as programações que os jovens da época realizavam na comunidade, seja um jogo de futebol, uma ida a um baile ou uma simples visita na casa dos amigos.
Espírito de liderança foi sendo aperfeiçoado através da boa convivência familiar, onde foi aprendendo e se dedicando com amor à vida comunitária, seguindo o exemplo de seus pais que também sempre foram líderes dentro de suas comunidades.
As atividades comerciais e de serviços também foram expandidas.
Em 23 de novembro de 1963 casou-se com Noélia. O casal teve três filhos: Vaner 49 anos, casado com Nilve, que lhe deram 02 netos: Mauro e Rafael; Rosemari 46 anos, solteira; Rosemeri 45 anos, casada com Sírio, que lhe deram 01 neto: André.
Em março de 1970, aliado ao seu comércio, foi trabalhar como motorista na empresa Transportes Cé Ltda, fazendo o horário dos estudantes, ou seja, saída de Travesseiro às 6h à Arroio do Meio com retorno ao meio-dia. Também fazia as viagens para os bailes em sábados e domingos.
Sua vida social, pública e política
No ano que veio a residir no município, Anivo começou a jogar futebol no Clube Esportivo Travesseirense. Depois de algum tempo, foi convidado a participar da sua diretoria ocupando diversos cargos. Foi em seu mandato como presidente que se iniciaram as obras de construção do 1º Salão de Festas do Clube que foi inaugurado em 23 de setembro de 1978. Em 2010, novamente como presidente, iniciaram-se as obras de construção do novo Ginásio inaugurado em 06 de setembro de 2012. Anivo foi presidente do Clube Esportivo Travesseirense por 22 anos, intercalados, sendo que hoje ainda ocupa o cargo.
Anivo sempre foi um líder comunitário, participando das diretorias de várias entidades como: da Igreja; da Sociedade de Água e do CPM do Colégio Particular Mauricio Cardoso; do Conselho de Desenvolvimento de Travesseiro (CODET); e da Comissão Emancipacionista.
Sua vida política iniciou há muitos anos em função de seu espírito de liderança na comunidade de Travesseiro, o que chamou a atenção dos líderes políticos daquela época. Filiou-se então ao Movimento Democrático Brasileiro – MDB de Arroio do Meio
Em 1982 se elegeu como vereador de Arroio do Meio, atuando de 1983 a 1988. Desde a emancipação de Travesseiro, Anivo sempre foi membro da executiva do PMDB do município, sendo seu presidente por diversas vezes.
Em 1999 foi candidato a vice-prefeito na chapa “de portas abertas para o futuro” junto com seu irmão Genésio. Em 2004 foi reeleito para o mesmo cargo. Entre os serviços e obras realizadas por essa Administração: a reforma do Posto de Saúde da sede e a ampliação e reforma da Escola Pedro Pretto com a construção de quadra poliesportiva; construção da quadra poliesportiva de Três Saltos Médio; Ensino Médio na Escola Estadual Monsenhor Seger; reestruturação do parque de máquinas; reforma e pintura do prédio da Prefeitura; construção do prédio da Brigada Militar; construção do Salão de Multiuso de Linha Cairú ; ponte de Três Saltos Alto; o asfaltamento das ruas Reinoldo Heineck e José Weizenmann, fechando um anel viário na sede do município.
Recentemente Anivo Hofstetter se desfiliou do PMDB.