Muitas pessoas têm o sonho de fazer um intercâmbio, tendo como objetivo conhecer outras culturas, aprimorar o idioma, além de conseguir um lugar de destaque no mercado de trabalho. Objetivos como esse fizeram a arroio-meense Aline Schmidt se aventurar em uma nova experiência.
Aline voltou recentemente para Arroio do Meio, após um ano e um mês residindo em San Francisco Bay Area, na cidade de Oakland, na Califórnia. Durante esse período morou com uma família americana e cuidava de crianças. “Minha função era basicamente levar as crianças para as atividades como creche, ginástica, parques e para isso a família me proporcionava um carro, pois todas as atividades eram longe de casa e algumas em outras cidades”.
A estudante do curso de Letras/Inglês da Univates viajou pelo programa Au Pair, e conta que sempre teve vontade de fazer um intercâmbio. “Penso que vivenciar a cultura é uma experiência fundamental para quem tem em mente ensinar outra língua. Sempre gostei de inglês e o objetivo de viajar foi aprimorar a língua visando melhores oportunidades de emprego na minha área. Antes de viajar já dava aulas de inglês para crianças entre 10 a 17 anos em um cursinho”. A viagem teve como principal objetivo estudar em uma universidade americana. Lá também fez curso na CAL (UC Berkeley), trabalhando durante o dia e estudando ao final da tarde. Ressalta que desde a escolha da agência até o embarque vivenciou um processo demorado, com duração de aproximadamente oito meses.
O processo de adaptação foi o que menos preocupou Aline. Segundo ela, a cultura é bem diferente daqui, mas conseguiu se adaptar logo. “Fiz muitas amizades logo que cheguei e acredito que isso tenha ajudado. O clima na Califórnia é super agradável o ano inteiro, o verão não é tão quente quanto o nosso e o inverno não é não frio”. Além disso, por ser fácil e barato viajar dentro do EUA, a oportunidade fez com que ela conhecesse nove estados americanos, além de Cozumel, no México.
Em relação a experiência, ela a avalia como incrível. “É uma experiência que todos deveriam passar na vida, pois amplia horizontes, além de vermos tudo com outros olhos, sem esquecer do crescimento pessoal e acadêmico. Ver nossos objetivos sendo alcançados com garra e força de vontade é algo impagável”.