Arroio do Meio – A manhã do sábado promete ser movimentada na Rua de Eventos. No local serão realizadas simultaneamente, a tradicional Feira do Produtor e a Feira Especial de Artesanato de Páscoa, além do serviço de verificação da pressão arterial com profissionais da saúde e mateada.
O destaque fica por conta da 5ª edição da campanha de descarte ambientalmente correto de sucatas, eletroeletrônicos, óleo de cozinha, medicamentos vencidos, pilhas e baterias. Além disso, haverá orientações sobre o descarte correto de entulhos e materiais de construção.
A iniciativa é organizada pelo departamento do Meio Ambiente, com apoio da Secretaria da Saúde, Codemam, empresas M&M Coleta de Eletrônicos, Herrmann Recicladora, EcoÓleo e Ambientar. O lema é: “Jogue limpo com Arroio do Meio”.
O lançamento oficial ocorreu no fim de tarde da última sexta-feira, na sede da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Arroio do Meio (Acisam). Na ocasião o coordenador do departamento do Meio Ambiente, Paulo Henrique Rubim Barbosa, comentou sobre a evolução da campanha e do sucesso microrregional. “Outros municípios estão se espelhando nos nossos projetos. Inclusive pessoas de outras cidades estão participando desta iniciativa. A partir deste sábado disponibilizaremos pontos fixos para o descarte deste material em tempo integral, como vem sendo feito com medicamentos vencidos e óleo de cozinha”, evidenciou.
De acordo com Barbosa, mais de 200 celulares, 150 televisores e 80 monitores de computador já foram descartados pela comunidade desde a primeira edição da campanha, realizada em 2012. “Só na última edição, realizada em dezembro passado, foram mais de 250 litros de óleo de cozinha recolhidos, que deixaram de ser jogados de forma incorreta na natureza, lembrando que um litro de óleo é capaz de contaminar um milhão de litros de água”, frisa. “Todo este material recolhido nas campanhas tem o descarte ambientalmente correto realizado por empresas especializadas. A natureza agradece”, reforça.
O prefeito Sidnei Eckert falou da dificuldade de persuadir o tema com a comunidade. Reforçou a necessidade da consciência coletiva quanto ao descarte correto de materiais e do poder público promover condições que facilitem o acesso as temáticas. E cobrou maior envolvimento da classe intelectual, especialmente dos ambientalistas nestas atividades. “Acreditamos que, desta forma, teremos cada vez menos materiais impróprios na natureza e uma maior adesão da sociedade às causas ambientais”, dimensionou.
Eckert também divulgou a participação do município na 8ª edição da ação ambiental Viva o Taquari Vivo, juntamente com Estrela e Lajeado, e cumprimentou a iniciativa do Rotary Clube. Pediu à diretoria da Acisam que divulgue as campanhas ambientais nas maiores empresas do município, por meio dos setores de Recursos Humanos.
Por fim, procurou discernir a campanha promovida pelo município com cobranças de praxe sem embasamento: “muitos gestores aderem à Coleta Seletiva para descarrego de consciência. Do que adianta a população separar o lixo, que é recolhido por um mesmo caminhão e vai para um único aterro sanitário?”, indagou. Segundo Sidnei, as campanhas do município promovem o descarte ambientalmente correto dos resíduos além de oportunizar renda de maneira sustentável.