Arroio do Meio – Centenas de pessoas circularam pela Rua de Eventos na manhã do último sábado, 22. Os motivos foram diversos, já que no local ocorreu simultaneamente a Feira do Produtor e Artesanato, campanha de descarte ambientalmente correto, oficinas de argila, verificação de pressão arterial, orientações da Liga de Combate ao Câncer e mateada.
O destaque da programação ficou por conta da 5ª edição da campanha de recolhimento de eletroeletrônicos, sucatas, medicamentos vencidos, óleo de cozinha, pilhas e baterias. Numa promoção da Administração Municipal, por meio do departamento do Meio Ambiente e apoio da secretaria da Saúde, Codemam, empresas M&M Coleta de Eletrônicos, Herrmann Recicladora, EcoÓleo e Ambientar, foram recolhidos cerca de mil eletroeletrônicos em desuso, 253 litros de óleo de cozinha, 16 quilos de medicamentos vencidos e 153 quilos de pilhas, novidade nesta edição. Entre os eletroeletrônicos, 80 televisores, 209 celulares, 113 carregadores e 137 cartuchos de toner deixaram de ser descartados no lixo comum, para terem o destino ambientalmente correto. “Conseguimos perceber uma conscientização cada vez maior por parte da nossa comunidade. Pessoas que já vieram em outras edições e estão voltando, outras que ficaram sabendo apenas agora, vieram, participaram, elogiam a iniciativa e estão de fato preocupadas com o meio ambiente”, comemora o Coordenador do Departamento do Meio Ambiente, Paulo Henrique Rubim Barbosa.
De acordo com Barbosa, uma nova edição deve ser realizada no mês de junho. Enquanto isso, eco pontos fixos permitem descartar óleo de cozinha, medicamentos vencidos, pilhas e baterias (veja quadro ao lado). Morador do bairro São Caetano, Élio Frey, 44, aproveitou a oportunidade para descartar três aparelhos antigos de som. Consciente, Frey já havia participado de outras edições da campanha. “Acho a iniciativa muito boa porque nos permite descartar o que não tem mais serventia em nossas casas, sem poluir o meio ambiente, colaborando ainda para que a nossa cidade fique mais limpa”, reflete.
Além da campanha de descarte, as pessoas circularam pelos expositores da Feira do Produtor – onde puderam adquirir e degustar variedades de produtos frescos, coloniais e orgânicos. Da mesma forma, os apreciadores de artesanato tiveram acesso a variedades de artigos especiais de Páscoa, ofertados pela Associação de Artesãs do município. A equipe de saúde também esteve presente, realizando a verificação da pressão arterial, e a Liga de Combate ao Câncer deu dicas de saúde preventiva. Para os amantes da arte, a ceramista Cláudia Jung e os alunos das oficinas gratuitas de cerâmica do projeto da Casa do Museu “Do esteco ao maneco”, moldaram trabalhos em argila em meio ao movimento da manhã especial.
O prefeito Sidnei Eckert reforçou a ideia da programação. “Temos um evento de conscientização em relação aos cuidados com o meio ambiente, mas também um espaço de lazer, cultura, saúde, incentivo à arte e ao nosso produtor rural, buscando sempre envolver a nossa comunidade de alguma forma em todas essas atividades”, explica Eckert.
Saiba onde estão os Eco Pontos:
Eco pontos fixos de descarte de medicamentos – Posto de Saúde Central (rua São Luiz, 132 – Centro) e ESFs Bela Vista, Navegantes e Aimoré;
Eco ponto fixo de descarte de óleo de cozinha – Departamento do Meio Ambiente/ Prefeitura (rua Monsenhor Jacob Seger, 186);
Eco ponto fixo de descarte de pilhas e baterias – Setor de Serviços Urbanos (rua Gal Daltro Filho, 521 – fundos);