Os empreendedores do roteiro turístico Caminhos da Forqueta compartilharam com convidados de um momento importante para o futuro do projeto. Foi lançado oficialmente na tarde de segunda-feira, na Casa do Museu, o vídeo institucional do roteiro. Com música e muita animação, convidados e demais autoridades foram recepcionados com alegria e entusiasmo pelos moradores de Forqueta.
Com mais de quatro minutos de duração, o vídeo produzido pela produtora Procine de Porto Alegre mostra imagens de todos os pontos do roteiro, valorizando as belezas naturais, cultura e gastronomia do distrito. A visitação propõe visitas a igrejas, museu, apiário, alambique, café colonial, relógio dos chás, agroecologia, mirante, entre outros.
Durante o lançamento, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município, Norberto Dalpian desejou sorte aos empreendedores. “Além de motivação, foi preciso muita perseverança desses empreendedores para que o projeto saísse do papel. Além de explorar a riqueza de Forqueta, também explora a riqueza de Arroio do Meio”.
Presidente do projeto, Paulo Reichert fez um agradecimento geral e uma breve apresentação da história do roteiro. Destacou o apoio da comunidade de Forqueta e da Administração Municipal, para que a ideia saísse do papel.
O gestor de agronegócios do Sebrae dos Vales do Taquari e Rio Pardo, Valmor Mantelli Júnior falou da satisfação em fazer parte desse processo. “Os empreendedores são a alma desse trabalho realizado em parceria com o município. Em 2012 fui convidado a fazer parte desse projeto que teve mais de 500 horas de capacitação. Eles não são amadores, são profissionais. Estamos no caminho certo, mas ainda não é o fim, tem muito mais pela frente”.
Já o prefeito Sidnei Eckert lembrou o início de tudo, destacando que a ideia inicial era que a Afubra realizasse um projeto com a escola. “Não percebemos a riqueza que tem na casa da gente. Temos um caminho longo pela frente, mas nesse momento, também é preciso a parceria das nossas agências de viagens, para que pessoas de outros lugares conheçam nosso Vale”.
Na oportunidade, o presidente da Comunidade Católica de Forqueta, Paulo Grassi, fez um convite à comunidade arroio-meense para prestigiar a 16ª edição da Encenação da Via-Sacra, que será realizada, dia 18, pelo terceiro ano consecutivo no Cenário da Lagoa, localizado atrás da Igreja São Vendelino. Os ensaios iniciaram no dia 16 de março, e envolvem mais de 200 pessoas da comunidade que se dedicam aos ensaios nas noites de domingo. Neste ano, a encenação retratará o tema da Campanha da Fraternidade, sobre tráfico humano.
Para finalizar, empreendedores e convidados se deliciaram com um coquetel, feito especialmente pelos produtores que integram o roteiro turístico Caminhos da Forqueta.