Proprietários de motéis, restaurantes, lojistas e todo comércio que tradicionalmente lucram bastante com o Dia dos Namorados estão preocupados com o próximo 12 de junho. É a estreia do Brasil na Copa do Mundo. Não existe romance – amor incondicional – que resista a maior paixão nacional, o futebol! Nas grandes metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo, proprietários de motéis oferecem descontos de até 11% para os casais que anteciparem a celebração da data. O comércio de perfumes, flores e mesmo grandes redes lojistas, abraçaram o “Movimento 11”, criado pela Brahma, que convoca torcedores e torcedoras a anteciparem a comemoração com as mesmas vantagens. Quem sabe, pela primeira vez na história deste país, sairá mais barato celebrar uma data festiva.
Em outras palavras, aproveitar um bom desconto é positivo até entre casais em crise. Queria chutar o namorado? Dar um cartão vermelho? Fazer uma substituição, aproveitando o banco de reservas? Deixa para o jogo no dia 12, contra a Croácia. No dia antes, quem sabe mais uma chance para o amor? Nem que seja por um bom desconto. No dia 13, se o presente não foi do agrado, se a atuação do par, ficar apenas no empate, ou pior, chegar a uma derrota “acachapante” não for tal qual o esperado, dispense-o imediatamente e vá à luta, porque o mercado está cheio de bons jogadores esperando por uma oportunidade em um grande coração como o seu.
Mas se no centro do país, o comércio treme, embora eu não saiba como estão as vendas em Arroio do Meio, em Porto Alegre a situação é diferente. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), as vendas na semana passada tiveram alta de 3,72%. O frio, os jogos da Copa 2014 e também o Dia dos Namorados, motivaram o consumo. Os gaúchos, como são naturalmente do contra, se dividiram harmoniosamente na busca de roupas – presentes favoritos entre casais e televisões, escolhidas por quem decidiu assistir os jogos em casa. No ano passado, as vendas nem foram tão boas assim, mas agora, com o Mundial, o pessoal está se animando e vai às compras.
E você, estimado leitor? Vai antecipar a comemoração? Amores à moda antiga, romances novatos, amantes secretos, todos sabem que datas assim querem fazer a economia andar. Mas podemos pegar carona e oferecer alguma coisa um pouco mais à frente. Como um bom presente de carinho, uma comidinha especial e um muito obrigado. Pode ser tímido, pode ser nada tímido. Só não deve ser esquecido. Os ventos mudam, mas no fundo é tudo sempre muito parecido. E contra essa rotina, um aquecimento afetivo antes de, literalmente, o time entrar em campo, faz tudo ficar mais bonito. Então, às compras! E de olho na Copa.