Acredite: para 85% das mulheres. o calçado é um vício. O dado revelador consta da pesquisa, denominada Azimute 720, encomendada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
Foram ouvidas 2.429 mulheres, com idade média de 34 anos, nas principais capitais: Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O estudo mostrou que dos 900 milhões de pares produzidos no ano passado, 57% era de produtos femininos.
Desconfio que este percentual seja ainda maior, a partir das minhas observações domésticas. Recentemente compramos uma cama nova lá em casa. Era um modelo boxe com quatro gavetas sob o colchão. Logo que a novidade chegou, dona Cármen examinou as gavetas e, em meia hora todos os gavetões foram tomados por sapatos e sandálias.
Mas a pesquisa da Abicalçados revelou outros detalhes interessantes:
Entre 2011 e 2013 o consumo per capita das entrevistadas caiu quase dois pares (de 7,5/ano para 5,7/ano)
A mulher está mais independente e menos fiel às marcas
76% não têm o estilo representando por uma marca
53% das mulheres não se importa de pagar mais caro por produtos que estão na moda
66,5% disse que a preferência é por lojas multimarcas
50,3% respondeu que compra calçados… mesmo quando não precisa
47,4% respondeu já ter comprado pensando no que as amigas iriam pensar
40,8% respondeu influenciar a compra das amigas
Não convém contrariar uma mulher quando ela deseja comprar… sapatos!
Como o prezado leitor pode constatar, não é conveniente contrariar uma mulher quando ela manifesta a vontade de comprar um par novo de sapatos. O aspecto positivo – sempre existe um! – está na facilidade de fazer sorrir o contingente feminino. Por experiência própria posso afirmar, sem medo de errar, que a maneira mais fácil de agradar uma mulher é presenteá-la com calçados, joias e flores.
Para as mulheres, há décadas o calçado deixou de ser uma simples peça de proteção para os pés. De saltos altos, finos ou baixos, abertos ou fechados, o acessório serve de atração de desejosos olhares masculinos e de inveja, o ciúme e o despeito da concorrência de saias. A aquisição é um ato de amor e de investimento em estilo.
Elevado à condição de vício, o fenômeno da compra de calçados exige um estudo científico mais apurado. Pensei em traçar outros comentários, mas estou de saída para o shopping. Notei que há exatamente duas semanas minha mulher não calça nada de novo. Vou tomar providências antes que ela entre em depressão…