O União de Arroio Grande perdeu uma figura importante de sua história com a morte de Orlando Bersch, ocorrida no dia 15 de junho na cidade de Medianeira/PR. Orlando, filho de João e Ana Bersch, nascido em 02 de dezembro de 1942, foi decisivo por ocasião da fundação do Esporte Clube União, em maio de 1963, quando junto com o primeiro presidente Sebaldo Köerbes (in memorian) instalaram o primeiro campo no potreiro de Artírio Biasibetti.
Com a sua vontade, espírito jovem e vendo a necessidade de se criar um clube de futebol como oportunidade de lazer para os jovens da época, Orlando incentivou a criação da entidade. Foi o comprador da primeira bola e o capitão e centroavante da equipe que jogou o primeiro amistoso contra o Esperança de Rui Barbosa. Acompanhou a evolução do clube nos seus primeiros anos de existência, como a transferência de seu campo de futebol para o potreiro de Norberto Neumann, em 1967. Vestindo a camisa nove do União, foi autor de muitos gols, sempre impondo respeito aos zagueiros adversários durante torneios e jogos oficiais.
Mesmo morando em Medianeira para onde foi morar em 1969, continuou com seu amor pelo União. Em agosto de 1987, quando o União inaugurou seu atual campo de futebol, Orlando, que é irmão de Libório Bersch, trouxe para um dos domingos de festa a equipe do União Medianeira, onde jogava seu filho, para disputar partida de futebol que terminou empatada em 0 x 0 com a Seleção de Arroio do Meio.