Com o intuito de promover o desenvolvimento do jovem por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, a prática do trabalho em equipe e a vida ao ar livre foi criado recentemente no município o Clube de Desbravadores Pérola do Vale. O clube faz com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
Fundado em maio deste ano, é composto por 22 integrantes entre diretoria e crianças entre 10 e 15 anos de diferentes classes sociais, cor ou religião. Os frequentadores são oriundos das cidades de Arroio do Meio, Lajeado e Colinas. Os encontros ocorrem semanalmente aos domingos, às 9h, na secretaria de Educação de Arroio do Meio com duas horas de duração. Nestes momentos aprendem a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.
Eventualmente, são realizadas atividades em outros dias da semana, a fim de participarem de campanhas, eventos ou solenidades da igreja e acampamentos. Estes são realizados periodicamente, sendo parte deles o famoso Campori, a nível regional, estadual, da união ou mundial. Uma das participações ocorreu em junho em um acampamento regional em Soledade que reuniu mais de 2.100 desbravadores.
Ao ingressar no Clube, a criança recebe tarefas teóricas, com relação a Lei dos Desbravadores, Voto, Emblemas, Bandeira, História, Hino, entre outras, para ser investida em Lenço, ou seja, receber o Lenço de Desbravador que o acompanhará em todas as reuniões do Clube, atividades, passeios e eventos.
Conforme uma das integrantes, Greta Mattos, a ideia surgiu através de uma conversa entre amigos, que em comum sentiam a necessidade em oferecer uma atividade sadia para os jovens tendo como principal tradição a amizade, a alegria e o aprendizado, estimulado pela cooperação mútua entre os participantes. “É um ambiente perfeito para todo aquele que quer viver aventuras, aprender e se divertir!”
Greta ressalta que o objetivo principal é colocar em prática um projeto que visa desenvolver atividades lúdico-educativas, de forma a proporcionar horas de aprendizado, trabalhos voluntários, contato com a natureza e cuidados com o corpo e a mente. “As crianças vibram com atividades ao ar livre. Gostam de acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas. Sabem cozinhar ao ar livre, fazendo fogo sem fósforo. Têm a criatividade despertada pelas artes manuais e combatem, também, o uso do fumo, álcool e drogas”.
Após ingressar no Clube, o juvenil tem a sua vida mudada. Todos os seus passos são cuidadosamente observados. Seu desempenho como aluno, seu comportamento na escola, em casa, o relacionamento com os semelhantes e superiores são cuidadosamente observados. Por isso, semanalmente, reúnem-se com o objetivo de serem avaliados, orientados e ensinados por líderes devidamente capacitados que proporcionam momentos de aprendizagem. “O Clube de Desbravadores está presente em mais de 160 países, com 90 mil sedes e mais de dois milhões de participantes. Existem oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, sem fins lucrativos”, explica Greta. Interessados em integrar o grupo podem contatar pelo fone 8513-5728 ou através de mensagem no perfil do facebook: https://www.facebook.com/clubedesbravadoresperoladovale?ref=hl.