Arroio do Meio – Foi reinaugurado no sábado, 16 de agosto, o novo espaço da secretaria da Agricultura e da Emater/Ascar. As instalações abrigam ainda a Associação das Artesãs e Liga Feminina de Combate ao Câncer.
O endereço – rua Gustavo Wienandts, 511 – já é antigo conhecido dos agricultores, pois abriga os órgãos públicos há cerca de 30 anos, recebendo pela primeira vez uma reforma total. As melhorias contemplam a troca de forro, adequação das redes elétrica e hidráulica, reforma de assoalho, troca total do telhado e nova calçada de passeio com acessibilidade. A casa remodelada, ficou mais ampla e confortável. O investimento foi de cerca R$ 173,5 mil, proveniente de recursos próprios do município.
Animados, representantes das instituições instaladas no prédio se pronunciaram durante cerimônia realizada na presença de autoridades, agricultores, artesãos, imprensa e comunidade. A Presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Jacinta Hammes, lembrou do início das atividades no município, em fevereiro de 2013 e agradeceu as pessoas que se sensibilizaram ao projeto. “A Administração Municipal sempre foi nossa parceira. Aqui hoje inicia um novo ciclo para aqueles que lutam contra o câncer no nosso município. Estamos unidos por uma causa maior. Uma das metas é aumentar o número de voluntários”, ressaltou, destacando as doações de móveis feitas pelo The Horse e de um computador pelo Sicredi.
A presidente da Associação das Artesãs, Ângela Wilssmann, parabenizou o poder público pela obra. “O grupo está muito feliz com o espaço”, afirmou.
O gerente regional da Emater, Luiz Henrique Bernardi, disse que o espaço oportunizará a qualificação no atendimento aos agricultores e agradeceu o engajamento do município na luta pela manutenção da filantropia, no abaixo-assinado realizado recentemente pela Emater. Em 2013 a entidade intermediou R$ 3,5 milhões em projetos de crédito.
Da mesma forma, o coordenador regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Mauro Stein, ressaltou as políticas públicas realizadas no município em parceria com o governo do Estado, voltadas ao setor primário. O secretário da Agricultura, Paulo Heck, falou da alegria em oferecer melhores condições de infraestrutura para atender os agricultores do município. “Com certeza faremos bom uso deste espaço”, definiu.
O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Grassi, lembrou da situação precária em que o espaço foi encontrado em 2009, ano em que o vereador assumiu como secretário da Agricultura. “A secretaria era local de descarte de móveis e equipamentos que não serviam mais para outras secretarias. Essa decisão de valorizar os trabalhadores do interior é uma decisão política. Desde 2010 trabalhamos com ações concretas de valorização àqueles que também produzem a riqueza do município e isso pode ser visto no orçamento do município, com 6% destinados ao ano para investimentos no setor”, destacou. “Como agricultor me sinto feliz”, concluiu.
O prefeito Sidnei Eckert fez um resgate das ações realizadas nos últimos anos no interior, com melhorias executadas nas redes de água, energia elétrica, internet, estradas, educação e saúde. “Olhamos a agricultura como uma infraestrutura geral”, frisou. Revelou que no passado os órgãos competiam entre si e hoje trabalham de forma sintonizada. “A agricultura precisa se renovar para que nossos jovens tenham vontade de permanecer no interior”. Eckert falou também sobre a importância do trabalho da Liga na prevenção e luta contra o câncer, assim como do artesanato como fonte de renda para as artesãs do município. “Com muita alegria entregamos este espaço”, exclamou. Antes do desenlace da fita, o Pastor Egídio Grün fez uma bênção simbólica no prédio, que logo após foi prestigiado pelos presentes.