Arroio do Meio recebe neste domingo a visita de 10 jovens de Boppard através do intercâmbio entre as duas cidades. Os intercambistas, que têm entre 16 e 18 anos, permanecem no município até o dia 28 de outubro onde participam de extensa programação. Esse planejamento foi feito pelos integrantes do Círculo de Amigos que pensaram em atividades culturais, sociais e de lazer, favorecendo o conhecimento mútuo e estabelecimento de relações. Os visitantes conhecerão o município e entorno além da capital gaúcha.
A coordenadora do departamento de Cultura do município, Angelica Diefenthaler, comenta que a participação da comunidade foi muito positiva, pois várias pessoas mostraram interesse em hospedar os visitantes. “A partir deste levantamento e sabendo dos hobbies de cada um, os intercambistas foram hospedados na casa de famílias com filhos que pratiquem ou gostem da mesma atividade”. Muitos destes jovens estão vindo ao Brasil pela primeira vez.
A maioria deles fala duas línguas, principalmente inglês e francês. Entre os hobbies de cada um está o teatro, fotografia, tocar guitarra, futebol, tênis de mesa, dançar, nadar, pescar, entre outros.
Entre os hospedeiros, estão os estudantes Daniel Grün e Felipe Meneghini Frehlich. A família de Daniel irá hospedar Tim Ross, de 16 anos, enquanto que o jovem Fabian Fischbach, 18 anos, ficará na casa de Felipe. Para facilitar essa comunicação e saber mais dos costumes e hobbies de cada hóspede, os dois se comunicam com os intercambistas desde setembro por rede social.
Felipe e Daniel estão bastante animados com a experiência, assim como os jovens que ficarão em suas casas. “Além de poder compartilhar a cultura, o intercâmbio promove a globalização, se conhece os costumes de outros locais do mundo”, conta Daniel. Já Felipe, diz estar um pouco ansioso e também receoso de que os jovens não gostem de alguma coisa. “Por isso é interessante essa conversa antes de virem para cá, para saber um pouco mais de seus costumes e rotina”.
Angelica também ressalta que uma das atividades é fazer com que os alemães transitem mais pela cidade, entrem em lojas, pois é importante a comunidade saber que o município está recebendo intercambistas. “Outro detalhe é que eles ainda estarão por aqui no segundo turno das eleições e poderão ver como funciona esse processo aqui no Brasil”, explica. Durante a estada no município, os jovens assistirão a aulas de alemão na Escola Arlindo Back e na Univates.
A secretaria de Cultura de Arroio do Meio também planeja a viagem de um grupo de jovens do município até Boppard. Em novembro será aberto um edital onde vão constar as regras para se candidatar à viagem.