A dois meses do Natal, enfeites e decorações que lembram a data já começam a fazer parte do cotidiano social. Pensando nisso, um grupo de 20 mulheres da comunidade de Forqueta já está se mobilizando para embelezar ainda mais as ruas e residências do distrito.
Os encontros ocorrem semanalmente na Casa de Cultura local, nas segundas-feiras à tarde. Para facilitar o trabalho, os participantes foram divididos em dois grupos de 10, que se revezam na utilização do espaço. O curso possui a duração de 30 horas que são pagas pela Administração Municipal, sendo que a mão de obra e o material ficam a cargo do grupo.
Conforme a participante Noêmia Reichert, para criar algo diferenciado para a data, as mulheres do grupo foram até o município de Colinas para entender como é feita a decoração se informando dos materiais utilizados. A ideia foi adotada por todos que decidiram se envolver e investir na iniciativa. Para que isso fosse possível, o grupo está tendo aulas com a artesã Jaqueline Scotta, responsável pela decoração de Colinas.
A confecção da ornamentação de Natal está sendo realizada desde 15 de setembro, sob os olhares da artesã Jaqueline. A ideia é produzir papais-noéis para serem colocados nas residências e cajados, topes e outros adereços para enfeitar as ruas do distrito. Ao todo serão confeccionados mais de 50 bonecos, que têm entre 1,50m e 1,30m de altura. O detalhe de todo esse trabalho é que o mesmo boneco pode ser utilizado para a decoração de Páscoa.
Entre o material utilizado está madeira, isopor, meia e um tecido especial para sol e chuva. Segundo Noêmia, boa parte dos bonecos é produzida nestes encontros, mas algumas mulheres aproveitam o tempo que tem livre para dar continuidade aos trabalhos em casa. “Quem não tem muita habilidade com costura pede ajuda para outra integrante do grupo. O bom é que uma ajuda a outra, e que estamos animadas para fazer esse trabalho”. Um lançamento oficial para abrir a decoração natalina da localidade deve ser realizado em novembro.