Arroio do Meio – Com o objetivo de aproximar a comunidade das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e apresentar os projetos desenvolvidos com os alunos, a secretaria de Educação e Cultura deu início ao Projeto Conhecer. O projeto consiste num roteiro de visitas pelas escolas locais, reunindo diferentes representantes da comunidade, acompanhados por profissionais da Educação e Administração Municipal. No primeiro roteiro, 30 pessoas visitaram as Emefs Barra do Forqueta, Dona Rita e Tancredo Neves e Escola Comunitária de Educação Infantil (Ecei) Turma da Mônica.
Na Barra do Forqueta, os visitantes foram recebidos por um miniconcerto musical, fruto do programa Mais Cultura, que integra as oficinas do programa de turno integral Mais Educação. Desenvolvido desde agosto na escola, o Mais Cultura oferece oficinas de flauta e violino para 40 alunos do 1º ao 5º ano, viabilizado por meio da conquista de recursos federais. Para isso, a escola inscreveu o projeto junto aos ministérios da Educação e Cultura, numa parceria com a Escola de Música de Josélia Jantsch Ferla, responsável pelas oficinas. O Mais Educação também oportuniza aos alunos a participação em oficinas de Música, Esporte, Artesanato, Recreação e Acompanhamento Pedagógico, em turno oposto ao horário de aula. “Essas crianças poderiam estar em casa sozinhas, assistindo televisão ou dormindo, no entanto estão aqui, aprendendo e aproveitando estes espaços existentes com apoio da comunidade”, destacou o prefeito Sidnei Eckert.
Outra escola visitada foi a Dona Rita, participante do programa Escola da Terra, onde os alunos recepcionaram o grupo com um canto de acolhimento. Após, apresentaram registros de diversas atividades extracurriculares, destacando o objetivo de fortalecimento de vínculo com a comunidade local. “É fundamental a parceria que temos com os CPMs e a interação dos professores na comunidade, para manter o nível de escolas que temos”, reforçou Eckert. “A Escola da Terra estimula a formação de líderes dentro da escola e comunidade”, explica a secretária de Educação, Eluise Hammes. No local foram apresentadas melhorias recentemente executadas, como a construção de um refeitório, toldo e reforma de escovários.
No bairro Novo Horizonte, os visitantes conheceram a Emef Tancredo Neves, que os recepcionou ao som da banda marcial, formada pelos alunos participantes do programa Mais Educação. Seguindo, conheceram a Ecei Turma da Mônica, localizada no prédio ao lado. Na quadra de esportes que divide as duas instituições, foram feitas melhorias no muro e na cerca, permitindo que ambos espaços sejam aproveitados em tempo integral pelos alunos. Ao mesmo tempo, foi adaptado um acesso interno para crianças de quatro e cinco anos que frequentam as duas escolas em turnos opostos.
Uma das participantes do primeiro roteiro do Projeto Conhecer, a empresária Cátia Schnorr, aprovou a iniciativa. “Adorei o convite da secretaria de Educação de Arroio do Meio. Conhecer de perto onde o nosso dinheiro é investido é muito importante, e os projetos que são desenvolvidos nas escolas me fazem acreditar no futuro da nossa cidade”, afirma. Presidente do Núcleo de Cultura e professora aposentada, Alice Forneck, emocionou-se com o concerto musical. “Isso sim é cultura, parabéns a todos os envolvidos”, elogiou.