Vale do Taquari – Desembargadores da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça concederam na quinta-feira, 20 de novembro, habeas corpus a Sérgio Alberto Seewald, proprietário da Hollmann Laticínios Indústria e Comércio Ltda, em Teutônia, no Vale do Taquari. Detido desde maio em função de uma das etapas da Operação Leite Compen$ado, do Ministério Público Estadual, ele teve a prisão preventiva revogada. Em contrapartida, deve se apresentar à Justiça mensalmente, e não pode se ausentar da Comarca de Teutônia sem autorização prévia.
O relator do processo, desembargador Rogério Gesta Leal, afirmou que o denunciado já não dispõe de condições objetivas de interferir nas investigações e no processo legal, tanto em função do tempo em que está preso como em razão das provas já coletadas contra ele. Leal também considerou que não há risco de o empresário voltar a cometer fraudes devido à exposição pública à que a Hollmann foi submetida, e da apreensão dos instrumentos de trabalho.
Seewald foi preso depois que, conforme o MP, laudos confirmaram que a acidez do leite cru das marcas Hollmann e Pavlat era corrigida usando produtos como citrato, soda cáustica, bicarbonato de sódio e água oxigenada.