A duas semanas da Páscoa, o distrito de Forqueta exala o espírito da data cristã, dando boas-vindas aos visitantes e comunidade local, com enfeites que evidenciam coelhos, cenouras e guirlandas, além de personagens que simbolizam a ressurreição de Cristo.
Numa iniciativa dos empreendedores do roteiro turístico Caminhos da Forqueta e demais moradores, com apoio da Administração Municipal e subprefeitura do distrito, a comunidade engajou-se na produção de enfeites pascais, instalados em arcos e postes ao longo da rua principal. Além disso, moradores enfeitaram casas e pátios, evidenciando o espírito da data.
De acordo com a família Reichert, empreendedora do roteiro, cerca de 15 pessoas se envolveram na confecção de 66 cenouras artesanais e reconstituição de guirlandas utilizadas no ano anterior. A Dirigente Cultural, Angelica Diefenthaler, explica que a estrutura dos coelhos foi reaproveitada do material utilizado no Natal, produzido a partir de oficinas comunitárias realizadas com a artesã Jaqueline Scotta, em parceria com a Prefeitura e comunidade local.
A comunidade está de portas abertas para os visitantes que queiram conferir de perto as novidades, com destaque para a tradicional Encenação da Paixão e Morte de Cristo, que ocorre dia 3 de abril, às 20h, no Cenário da Lagoa, localizado aos fundos da Igreja São Vendelino.