Arroio do Meio – Cerca de 745 lâmpadas fluorescentes foram descartadas pela comunidade na manhã do último sábado, 18, na Rua de Eventos, onde aconteceu a 10ª edição da Campanha de Descarte Ambientalmente Correto Jogue Limpo com Arroio do Meio. Além das lâmpadas – novidade da edição – registrou-se ainda o descarte de 166 telefones fixos e celulares, 67 carregadores de bateria, 81 televisores, 33 monitores, 24 caixas de som, 27 teclados, 38 DVDs/vídeo cassete/receptores, 66 CPUs, 26 rádios, 23 controles de TV, 20 impressoras, 69 quilos de pilhas e baterias, 120 litros de óleo de cozinha, 368 vidros de café e conserva, 12 quilos de medicamentos vencidos, entre outros eletroeletrônicos e sucatas. Todos os resíduos serão destinados por meio de empresas especializadas, parceiras da campanha.
Entre as dezenas de cidadãos conscientes, o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Lair Fritzen, também deu exemplo de cidadania. Com pilhas, baterias e lâmpadas em mãos, Fritzen usou o termo imensurável quando questionado sobre a importância da realização periódica da campanha. “A gente vai acumulando esse material em casa e não saberia como descartar se não fosse essa campanha. É de extrema importância, faz toda a diferença”, afirma o empresário.
De acordo com o Coordenador do Departamento do Meio Ambiente, Paulo Henrique Rubim Barbosa, os números diminuíram em relação à campanha realizada em março, mas continuam elevados, o que mostra que as pessoas ainda possuem muito material para ser descartado em suas casas. “Nosso objetivo é conscientizar cada vez mais a comunidade, incluindo também a prática da logística reversa, que prevê a devolução da lâmpada usada na própria loja, na hora da compra de uma nova”, explica. “Estamos satisfeitos em saber que todo este material deixou de ser jogado no lixo comum e meio ambiente, tendo a destinação correta”, comemora. “Isso resulta em benefícios para o meio ambiente e toda a comunidade, pois reflete diretamente em saúde pública e prevenção”, afirma.
Além da campanha de descarte, a Rua de Eventos sediou ainda a tradicional Feira do Produtor, Artesanato, exposição de telas de pintura, brechó beneficente, e participações da Associação de Proteção aos Animais Arroio-meenses (Apaam) e Rotary Arroio do Meio. O evento é periodicamente promovido pela Administração Municipal, com apoio de empresas e entidades parceiras. A 11ª edição está programada para junho.
Em 10 edições já foram recolhidos mais de: 1.320 telefones fixos e celulares; 830 televisores; 430 monitores; 440 quilos de pilhas e baterias; 1.170 litros de óleo de cozinha; 120 quilos de medicamentos vencidos, entre outros.