A CDL de Arroio do Meio realizou nesta semana uma campanha de conscientização dos comerciantes e comerciários em relação ao estacionamento na área central da cidade. Integrantes da diretoria visitaram estabelecimentos comerciais entregando um folheto explicativo, pedindo a conscientização de cada motorista.
A ideia é fazer com que lojistas e funcionários dos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços não estacionem seus veículos no perímetro central da cidade, optando pelas ruas transversais ou paralelas, onde há mais vagas disponíveis ou ainda, que se desloquem para o trabalho a pé. Segundo o presidente da CDL, Lair José Fritzen, a ação foi organizada pelo Conselho de Trânsito da entidade e tem por objetivo evitar a implantação do estacionamento pago no município. “Acreditamos que pagar para estacionar é um gasto desnecessário. Este dinheiro gasto no estacionamento e para manter o sistema de cobrança vai deixar de girar no comércio. Se não nos conscientizarmos, o próximo passo é o bolso”, observa.
O material entregue traz uma estimativa de quanto uma vaga de estacionamento pode impactar no giro de um ponto comercial. Caso ela fique o dia todo ocupada por um veículo do lojista ou de um funcionário, pode representar três clientes a menos por hora. Confira a estimativa apresentada pela CDL:
Considerando oito horas de atendimento em um dia: 20 minutos para cada cliente = três clientes por hora. Isso resulta, em média, 24 clientes atendidos por dia. Se estes 24 clientes efetuarem uma compra gastando em média R$ 50 cada, haverá um faturamento de R$ 1,2 mil por dia. Levando-se em consideração os cinco dias da semana, se tem um faturamento de R$ 6 mil. Nos 25 dias úteis do mês se tem um faturamento de aproximadamente R$ 30 mil por mês, representando, no mínimo, R$ 312 mil por ano.