A palavra psicossomática é uma junção de duas palavras gregas: psique (psico – alma) e soma (corpo). E, deste modo, uma doença psicossomática é aquela que não é exclusivamente somática, corporal, ela tem origem na psique, na alma. A psique inclui tudo o que não conseguimos localizar no corpo, por exemplo: nossas emoções, sentimentos, pensamentos. Você já deve ter passado por uma experiência (ou conhece quem passou), de ir ao médico e ouvir dele que sua doença era de fundo emocional ou que aquilo que estava sentindo era do sistema nervoso, de estresse, ansiedade. Fique atento, isto significa que a origem do sintoma não é orgânica, não está no físico, apesar de se manifestar no corpo. É, portanto, uma doença psicossomática.
Conforme a psicóloga Tatiane Kunzler, o corpo humano possui uma glândula que é responsável pela produção dos hormônios que controlam todas as funções do organismo, esta glândula tem ligação direta com o hipotálamo. “Este ao perceber manifestações de sentimentos e emoções do indivíduo reage com tremores, dores de barriga, travamento dos dentes. Essas reações do hipotálamo podem acarretar em doenças respiratórias, de pele, circulatórias ou gastrointestinais”. Tais reações são involuntárias, mas sempre em resposta a algo que se está sentindo: resfriado, herpes, enxaqueca, diarreia, psoríase e vitiligo são algumas das doenças que podem ser causadas pela somatização de emoções e sentimentos.
O que desencadeia as doenças psicossomáticas?
A psicóloga salienta que a dificuldade de socialização, dificuldade em expressar seus sentimentos, angústia, medos, raiva, depressão, ansiedade, fobias, enfim, todo sofrimento emocional debilita a pessoa como um todo. “Eventos estressantes como a morte de alguém próximo, mudança de trabalho, mudança de casa, ou insatisfação no trabalho, ou problemas com o marido, com o namorado, tudo isso pode estar desencadeando uma doença psicossomática. Inclusive as aflições psicológicas vivenciadas na infância como separação da criança da mãe e os abusos verbais ou físicos experimentados por ela. O corpo fica doente, e de início a pessoa não faz relação com estes problemas, acha que não tiveram nada a ver com a doença, mas tem relação sim”.
Sintoma e tratamento
Em muitos casos é recomendável fazer um check-up para ver se não se trata de um problema orgânico. Porém, todo sintoma tem a mesma função, te alertar de que alguma coisa não está indo bem. “O sofrimento mental fica ‘na gaveta’, você pensa que está esquecido, mas ele está lá agindo à surdina. Caso você não dê a devida atenção ao emocional, esse sofrimento pode encontrar uma forma de se manifestar, uma válvula de escape (os sintomas), e que aos poucos vai fazendo seu corpo ficar doente”, frisa a psicóloga. Preste atenção em você mesmo, e veja o que está inadequado em sua vida: Seu relacionamento com colegas? Seu casamento? Insatisfação no trabalho? Dificuldade nos estudos? Olhe para isso, trate o emocional! Sendo uma doença da psique (psico – alma), o tratamento a ser buscado é fazer psicoterapia com um profissional da psicologia. Neste espaço será possível descobrir melhor e mais a fundo as causas do mal estar. O tratamento feito com acompanhamento de psicólogos e a mudança de hábitos pode fazer com que os sintomas desapareçam, sem medicação.
Como lidar com a ansiedade?! Faça parte deste Grupo Terapêutico. Junto ao Consultório Odontológico Ost, na saída de Arroio do Meio. Mais informações com a Psicóloga Tatiane Kunzler (Cel: 8175-6310). Também é oferecido o grupo de Dores Crônicas, com a Psicóloga Paula Karine S. Beneduzi (Cel: 9593.2252).