As noitadas de kerb ao som da orquestra Cassino de Sevilha, os bailes de debutantes, os carnavais, as boates dos anos 70. E reminiscências emergiram com intensidade na noite de sexta-feira no jantar dançante de reinauguração do Clube Esportivo. Foi uma empreitada de êxito, liderada com brilhantismo por Sérgio e Rejane Kerbes, ladeados por seus competentes colegas de diretoria e pelo prefeito Sidnei Eckert. Com sobradas razões o evento integrou o calendário comemorativo ao aniversário do município.
O interior do Clube Esportivo chama a atenção pelo capricho, além do sistema de ar condicionado que funcionou sem reparos, apesar do calor. O bifê Bettio, o capricho dos bolos do competente Eduardo “Zêzi” Führ – da Padaria e Confeitaria Marian -, além do show irretocável do Barbarella que lotou a pista de danças a noite inteira completaram o evento que será lembrado para sempre na história de Arroio do Meio.
Reencontrei amigos, ex-colegas de aula e de futebol, antigos vizinhos e diversas pessoas que despertam afeto e ótimas lembranças. Concluída a reforma, é momento de unir forças para fortalecer o Clube Esportivo, participar das promoções, ampliar o quadro social, trazer amigos e fortalecer as finanças. Manter um clube social é um desafio que poucos se dispõem a encarar. Por isso, somente a união será capaz de manter acesa a chama de tradição do Esportivo.
Dá orgulho ter nascido numa terra em que a solidariedade permeia sua história
Ao chegar na cidade fui surpreendido pela belíssima decoração de Natal, elaborada a partir do estímulo da prefeitura para o comprometimento da comunidade, através do trabalho voluntário. A jornalista Maica Viviane Gebing já tinha me alertado para a beleza do projeto, mas o resultado final superou minha imaginação. Na casa da minha mãe, pude degustar o caderno especial do nosso O Alto Taquari, valorizando os negócios familiares, pinçando exemplos que dignificam nossa terra, num trabalho de esmero do jornal sempre sintonizado com o potencial de sua gente. Parabéns!
Outra surpresa agradável envolve o lançamento do livro que trata da trajetória do inesquecível Arnesto Dalpian, três vezes prefeito que honrou as tradições políticas da nossa comunidade. A obra, de autoria do ex-prefeito Paulo Steiner e colega de jornadas de Dalpian, terá lançamento domingo na Casa de Cultura, certamente com casa cheia. Paulo Steiner me falou do projeto, dos obstáculos, surpresas e alegrias na realização do projeto.
Neste fim de semana repleto de emoções pude também compartilhar do livro Amam 45 anos- Uma História Feita de Muitas Histórias! E Você Faz Parte Dela, coletânea de depoimentos de ex-alunos, dirigentes e professores. Trata-se de mais um exemplo de iniciativa comunitária que evoca orgulho de uma população que nunca negou auxílio à entidade que durante quase um século fomenta o bem a todos que necessitam.
Aos 55 anos, é estimulante compartilhar do orgulho de nascer nesta terra, onde a solidariedade permeia sua gente. O desafio, agora, é encetar novas empreitadas para honrar a tradição construída por 81 anos de valorosa história.