Arroio do Meio – Uma ação voluntária promovida por funcionários da empresa BRF contemplou a Associação dos Menores de Arroio do Meio (Amam). A iniciativa que reúne trabalhadores das unidades de Lajeado e Arroio do Meio consistiu na construção de uma horta para a instituição.
Juntos alunos, funcionários e parceiros na doação de materiais para a concretização do projeto realizaram na manhã de quarta-feira, o plantio de mudas de chás, temperos verdes, beterraba, couve-flor, rúcula e demais hortaliças. Além do plantio, as crianças receberam dicas de como cuidar da horta, para que as verduras se desenvolvam da maneira correta.
A analista ambiental da BRF, Michelle Steiner, relata que a ideia central do voluntariado partiu do gerente de manutenção Diego Cadore, propondo ações dentro da empresa nas duas unidades. Dessa forma, entraram em contato com a diretora da Amam, Ingrid Venter Soares para saber qual a necessidade deles, que era a de ter uma horta.
Com a ideia em mãos, um grupo de funcionários foi até a Amam para ver qual o melhor local para implantar o pedido. “Chegando ao local nos deparamos com um espaço localizado próximo à cozinha, que seria ideal para a horta. E foi uma experiência muito produtiva, pois os alunos se mostraram interessados na construção do canteiro e futuramente de interagir no cuidado com as hortaliças”, relata Michelle. A execução do muro e do espaço da horta foi realizada segunda-feira.
Além disso, foram doados à Amam 70 kg de alimento não perecível, arrecadados em um almoço organizado pela equipe de manutenção da BRF. A analista ambiental frisa que o projeto terá um acompanhamento de todos os envolvidos na ação, além do apoio de um agrônomo que auxiliará os responsáveis pela horta com dicas e principais cuidados com as plantas e terra.
Conforme a diretora, a necessidade de ter uma horta se dá pelo fato das crianças consumirem muita salada, além da vontade de manusear na terra. Salienta a importância da ajuda que a instituição recebe com frequência da comunidade arroio-meense, frisando que gestos como esse não têm preço. Atualmente a Amam atende 70 crianças de vários bairros.
A ação voluntária da empresa BRF contou com a parceria do presidente da Acisam, Adaílton Ce, que auxiliou na doação de terra; Ito Lanius, proprietário da Empresa Folhito com a doação de adubo; da CLK Empreendimentos e da empresa São Luis pela locação de micro-ônibus.