Arroio do Meio – A exemplo de outros anos a gastronomia será um dos pontos altos da Semana Farroupilha. Quem for ao CTG Querência do Arroio do Meio poderá apreciar a comida típica gaúcha que será servida nos sete dias de programação. Além do tradicional churrasco, ainda serão servidos arroz carreteiro, churrasco de ovelha e o famoso costelão, o qual é necessário pelo menos 7h ao fogo para ficar pronto.
Este ano o CTG conta com Departamento de Copa, Churrasqueira e Cozinha que foi criado com o objetivo de dar maior agilidade aos trabalhos referentes à cozinha e copa. Composto por cinco pessoas, este departamento fica responsável por toda a parte de alimentação e bebidas do CTG. Assim, a melhor distribuição das tarefas minimiza o risco de erros. “Essas cinco pessoas ajudam nas tarefas e a coordenar. Porém o número de pessoas que trabalham em um dia de janta ou almoço é bem maior, em torno de 15”, revela Marcelo Guimarães, um dos responsáveis pelo departamento.
CTG Querência do Arroio do Meio: Programação com farta gastronomia
Arroz carreteiro
Muito apreciado por tradicionalistas, o arroz carreteiro é um dos pratos típicos da gastronomia gaúcha. Marcelo revela que o carreteiro leva aproximadamente uma hora e meia para ficar pronto. Porém o preparo de saladas e acompanhamentos que inclui feijão mexido, arroz e 10 tipos de salada iniciam muito antes, na parte da manhã. Para servir um público que gira em torno de 200 a 250 pessoas por noite, trabalham 15 pessoas que se revezam na preparação dos pratos quentes, saladas e copa.
Para que o alimento fique saboroso, os condimentos devem ser frescos e a carne macia. Os cortes utilizados são intermediários: quarto e paleta. “Começamos cedo para não deixar tudo para a última hora e não dar correria”, fala.
O arroz também faz a diferença. O tipo dois é o mais indicado, pois deixa o prato mais cremoso. Com mais de 30 anos de experiência em gastronomia típica gaúcha, Marcelo começou cozinhando com o pai, sua inspiração. Churrasqueiro e cozinheiro de mão cheia, não usa medida para preparar o arroz carreteiro, os ingredientes são colocados a olho, já que não possui uma medida específica para determinado número de pessoas. O único cuidado é com a preparação. O arroz não pode ficar pronto de uma só vez, por isso, as panelas devem ser postas ao fogo de maneira controlada. “Assim, os primeiros aos últimos comerão carreteiro de qualidade”, comenta.
Churrasco de ovelha
Outra comida típica, o churrasco de ovelha, também é muito apreciada, tanto por tradicionalistas, como o público em geral. Guimarães espera para essa noite de sexta-feira, entre 200 e 250 pessoas. Para tanto estão reservados 230 quilos de ovino. Juntamente com a carne de ovelha serão servidos acompanhamentos e saladas diversas.
Ele explica que cada pessoa consome em média 900 gramas, porque a carne tem mais ossos, se comparada com a carne de gado. A carne servida será de cortes variados, uma vez que os animais foram adquiridos inteiros de uma propriedade do município. “Compramos 12 ovelhas para essa noite”, observa.
Costelão
Não existe segredo para assar um bom costelão. Porém é preciso ter muita paciência. A carne leva entre 7h e 8h para ficar pronta. Quanto mais lento o processo de preparação, mais saborosa e macia fica a carne. Marcelo observa que segunda-feira, dia em que será servido o prato, uma equipe grande de assadores estarão envolvidos. Os trabalhos iniciam por volta das 14h30min e finalizam por volta das 21h. “Serão assados 25 costelões que pesam entre oito e 10 quilos cada um”, explica