Esta crônica soa atrasada. Arroio do Meio completou 82 anos há quatro dias. O nosso jornal encartou um belíssimo suplemento de retrospectiva, digna de arquivar. E no sábado fui ao baile no Clube Esportivo para reencontrar inúmeros amigos, ex-colegas da Escola São Paulo e Colégio São Miguel e vários outros conhecidos.
Escrevo agora porque é preciso refletir antes de colocar no papel o turbilhão de emoções que permeiam uma data tão especial. O bairro Bela Vista, onde nasci há 56 anos, está muito diferente, com ruas pavimentadas, inúmeros estabelecimentos comerciais, além de escola e moderna infraestrutura.
A capacidade de trabalho de nossos administradores ao longo da história ostenta resultados concretos. O noticiário é pródigo em notícias de paralisação de obras, atrasos de salário, interrupção de melhorias às comunidades. Conversei com o prefeito Sidnei Eckert no final de semana que relatou o conjunto de inaugurações agendadas, na cidade e no interior, graças ao equilíbrio das contas públicas.
Com Klaus Werner Schnack, eleito em outubro, notei a obsessão em enxugar, apesar dos bons números da prefeitura. Sabe da expectativa da população que almeja, sempre, avanços para continuar a recolher impostos em dia. A produção primária, esteio da economia municipal, carece de apoio de Brasília e o ônus recai sobre o prefeito, obrigado a encontrar soluções que nem sempre são de sua responsabilidade.
Turismo aparece como alternativa de incremento para a nossa economia
Gerar emprego é um desafio constante, comprometido pela estagnação econômica do país. Só assim é possível fazer frente aos problemas sociais. Pessoas desempregadas usam mais os serviços públicos, como saúde e educação, onerando o orçamento municipal.
O turismo é um componente a ser considerado no incremento econômico de Arroio do Meio. Conheço a maioria dos municípios gaúchos e digo que temos potencial superior a muitas comunidades.
Com natureza abundante, gente trabalhadora e tradição de cidade ordeira, nosso município palmilha um caminho sólido. Graças ao excelente trabalho de divulgação da prefeitura, através de rádio, jornal e tevê, despertamos o interesse de empresas que por aqui aportaram. Outras, arroio-meenses, ampliaram plantas, fizeram investimentos e mostraram porque apostam na terrinha que historicamente retribui a quem confia em Arroio do Meio.