É recorrente a curiosidade dos meus filhos em relação à minha infância e adolescência. Eles têm predileção pelo uso da seguinte frase:
– Pai… como vocês viviam sem internet e sem celular?
A resposta são recordações que levo pela vida afora. Recorro à narrativa de episódios em que compartilhei de momentos inesquecíveis com amigos, familiares, colegas de aula e de trabalho e outras pessoas especiais que cultivei ao longo da minha jornada.
Deve ser muito difícil para os jovens imaginar o mundo desconectado, sem fazer check-in, ostentar belos pratos da gastronomia doméstica ou comentar em rede mundial os paradisíacos lugares visitados. Deve ser doloroso pensar que os conflitos das mais remotas partes do mundo fossem conhecidos com dias de atraso, ou sequer eram de domínio público.
As transformações nas relações interpessoais tiveram mudanças radicais. Para nós, cidadãos com mais de 50 anos, é um desafio diário se adaptar à evolução que vai de uma simples conferência no extrato bancário até a busca de amigos distantes através das redes sociais.
É preciso equilíbrio de tecnologia e contato pessoal com nossos amigos
Sou do tempo em que era preciso enfrentar a fila do caixa, no banco, para descobrir o saldo da conta ou para conseguir um talão de cheques, cuja quantidade era limitada. As transferências de dinheiro exigiam paciência ou favor do gerente dispensar tratamento VIP a clientes com movimentação bancária acima da média.
Hoje os aplicativos de celular permitem quase tudo sem sair da cama. A mesma tecnologia que facilitou a vida reduziu os contatos pessoais, como o bate-papo nas filas ou numa mesa de bar. Os “chats” – conversas viabilizadas pela modernidade – acabaram com o encontro de confrarias de amigos de longa data, parceiros de trabalho de antigamente ou parentes que se encontravam com frequência.
Como em tudo na vida existem os dois lados. Por isso, equilíbrio é fundamental, dosando tecnologia com convivência pessoal. Pensando nisso… fiquei em dúvida: será que o coelho da Páscoa aceita encomendas por whatsapp?