O processo da Consulta Popular 2018/2019, realizado entre os dias 26 e 29 de junho, contou com a participação de 34.637 (12,37%) eleitores do Vale do Taquari. O número representa o dobro do percentual de eleitores do processo do ano passado, quando votaram 6,36% do total. Considerando os pontos de corte, 32 municípios do Vale do Taquari atingiram os percentuais mínimos de votação e quatro municípios não o atingiram.
Os quatro projetos mais votados e aprovados no Vale do Taquari e que irão receber R$ 634.793,80 cada são: SES ‐ Ampliação, reforma, e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS (11.115 votos); SSP – Reaparelhamento dos Órgãos da Segurança (8.297 votos); SDR ‐ Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar (6.973 votos) e SEDUC ‐ Implementação de espaços pedagógicos que favorecem a aprendizagem (1.711).
Arroio do Meio contabilizou 1.698 votos válidos, sendo que três receberam o maior número de votos: 1.408 para o projeto que prevê a ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS; 125 para o projeto de Reaparelhamento dos Órgãos da Segurança e 80 votos para o a Implementação de espaços pedagógicos que favorecem a aprendizagem.
Em Capitão foram 545 votos válidos, sendo que o projeto de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar recebeu 450 votos. Em Forquetinha o mesmo projeto recebeu 281 votos do total de 303 válidos. Já em Marques de Souza foram 897 votos válidos sendo os mais votados o que prevê Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar, com 406 votantes, Ampliação, reforma, e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS, com 351 intenções e o de Implementação de espaços pedagógicos que favorecem a aprendizagem, com 109 votos. Em Pouso Novo foram contabilizados 253 votos válidos, cuja preferência do eleitor se deu ao projeto de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar, com 95 votos. Já Travesseiro somou 432 votos válidos, sendo 135 para o projeto de Implementação de espaços pedagógicos que favorecem a aprendizagem.