NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Do interior para a mansão: o carisma da jovem que rompeu as barreiras da fama

    26 de abril de 2026

    Desassoreamento do arroio Bicudo avança e reforça segurança para famílias

    26 de abril de 2026

    Hidrossemeadura ganha espaço no plantio de grama

    25 de abril de 2026
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Caio Pace conquista Top 10 no Brasileiro de Estrada

      19 de abril de 2026
      Recent

      Caio Pace conquista Top 10 no Brasileiro de Estrada

      19 de abril de 2026

      Conhecidos primeiros resultados da fase semifinal do Campeonato da LAFA

      18 de abril de 2026

      Campeonato Abertão de Futsal inicia nesta sexta-feira

      17 de abril de 2026
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Perdoar e avançar
    Gilberto Jasper - Em Outras Palavras

    Perdoar e avançar

    adminBy admin1 de novembro de 2018Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Passei a vida ouvindo teorias sobre o temperamento colérico do gaúcho para explicar porque não reelegemos governadores. Depois do pleito de domingo voltei a constatar que o comportamento dos habitantes da Província de São Pedro destoa do restante do Brasil. Tenho restrições a diversas nuances de nossa forma de ser e agir.

    A tendência em ser “do contra” já causou sérios prejuízos que nos tornaram, em diversos segmentos, a excelência do atraso. Leitores na faixa etária dos 50-60 anos – como eu – lembram que já fomos o “celeiro do país”. Também tivemos a educação mais qualificada do Brasil e éramos o único Estado sem presos em delegacias.

    Durante quatro anos convivi intensamente com o então governador Germano Rigotto, um mestre de fazer política com respeito e educação. Mesmo sem mandato há 12 anos é referência nestes tempos de ódios e rancores que não cicatrizam.

    Ao longo do mandato, Rigotto manteve respeitosa convivência com Lula na Presidência da República. Fomos inúmeras vezes a Brasília e recebemos o maior mandatário do país frequentemente no Palácio Piratini. Apesar da pressão, resultante do clima beligerante que marca o Rio Grande, o governador se manteve altivo, não cedeu aos apelos de guerra declarada.

    O preço a pagar é alto para quem mantém a dignidade e a coerência por seus princípios. Em política, aliar-se a heróis de ocasião ou coligar com fenômenos midiáticos é típico de oportunistas temerosos dos riscos da impopularidade.

    Em 1º de janeiro um novo inquilino ocupará o Palácio Piratini. É um jovem com ótimo retrospecto em sua breve trajetória política. O sucesso de Eduardo Leite dependerá dos conselheiros que auxiliarão na indicação dos nomes para integrar o secretariado. A estrutura do Estado é gigantesca, embaralhada, caótica. Isso permite que servidores – CCs ou de carreira – mal-intencionados se mantenham anônimos ao longo de quatro anos, minando excelentes projetos em nome de interesses escusos.

    Sou um incurável romântico otimista. Acredito, sim, no aperfeiçoamento do ser humano

    Infelizmente a filosofia do “Perdoa teus inimigos, mas esquece de seus nomes” prevalece no RS. A vingança está entranhada, apesar da crise gigantesca que manda embora do Estado uma legião de gaúchos. Um pacto é impensável. Seria sinônimo de fraqueza. Esquecer é um gesto de grandeza, mas soa como debilidade.

    As raízes contestadoras de nossos antepassados escreveram páginas memoráveis ao longo da história. Fincar fronteiras para afugentar invasores legou território, orgulho, personagens inesquecíveis. Mas os tempos são outros.

    Pregar união quando as feridas ainda sangram soa piegas, insano até. Sou um incurável romântico otimista. Acredito no aperfeiçoamento do ser humano principalmente através da autocrítica. Uma eleição envolve milhões de interesses, alguns inconfessáveis. Por isso, é um processo permeado pelo emocionalismo e passividade.

    Não importa qual é o teu partido, amigo (a) leitor (a). Vivemos – todos – no Rio Grande do Sul e no Brasil que, a partir de 2019, estarão sob nova direção. Perdoar é divino. E fundamental para termos um futuro melhor.

    admin
    • Website

    Postagens Relacionadas

    AS LISTAS

    24 de abril de 2026

    Fim de semana de volta ao passado

    17 de abril de 2026

    EU FUTEBOL CLUBE

    10 de abril de 2026

    PALAVREADO DAS ANTIGAS

    2 de abril de 2026
    Não perca

    Do interior para a mansão: o carisma da jovem que rompeu as barreiras da fama

    26 de abril de 2026

    Sair do interior rumo à cidade grande é, para muitos, um salto no escuro. Para…

    Desassoreamento do arroio Bicudo avança e reforça segurança para famílias

    26 de abril de 2026

    Hidrossemeadura ganha espaço no plantio de grama

    25 de abril de 2026

    Festival dos Sabores valoriza comunidades e cria identidade culinária

    24 de abril de 2026
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Do interior para a mansão: o carisma da jovem que rompeu as barreiras da fama

    26 de abril de 2026

    Desassoreamento do arroio Bicudo avança e reforça segurança para famílias

    26 de abril de 2026

    Hidrossemeadura ganha espaço no plantio de grama

    25 de abril de 2026

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Do interior para a mansão: o carisma da jovem que rompeu as barreiras da fama

    26 de abril de 2026

    Desassoreamento do arroio Bicudo avança e reforça segurança para famílias

    26 de abril de 2026

    Hidrossemeadura ganha espaço no plantio de grama

    25 de abril de 2026

    Festival dos Sabores valoriza comunidades e cria identidade culinária

    24 de abril de 2026
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2026 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.