Junto com o secretariado, assessores, vereadores e pessoas da comunidade, imprensa, o prefeito Klaus Werner Schnack e vice Eluise Hammes, lideraram um roteiro de visitas para conhecer as principais obras e ações executadas nestes quase dois anos de governo. A saúde e educação, como vem ocorrendo nos últimos governos, absorvem mais da metade do orçamento anual. Dados apresentados pela assessoria dão conta de que as duas pastas juntas consomem anualmente em torno de 56% do orçamento. Na educação, os recursos beneficiam os 2.200 alunos matriculados nas 13 escolas de Ensino Fundamental; as 750 crianças atendidas nas oito Escolas Comunitárias de Educação Infantil; no Programa Mais Educação que atende 345 alunos, dos quais 150 estão em Turno Integral.
O transporte escolar atende em média 900 alunos, sendo que são percorridos 960 quilômetros diariamente.
Escolinhas Esportivas – As escolinhas esportivas do município com atuação nos bairros recebem um repasse anual de R$ 60 mil.
1.800
É o número de horas/retroescavadeira e 1,4 mil cargas que foram transportadas de janeiro a outubro deste ano.
Patrimônio Público
Entre as preocupações do atual governo está a preservação do patrimônio público, tornando as estruturas físicas mais organizadas, eficientes e funcionais, como foi o caso da secretaria de Obras e Parque de Máquinas, com investimento na ordem de R$ 1 milhão, incluindo obra civil e renovação da frota (três retros e um rolo compactador).
Nas prioridades de manutenção e revitalização do patrimônio público também receberam recursos, a subprefeitura de Arroio Grande, o prédio da Prefeitura de Arroio do Meio, Rua de Eventos, entre outras obras. A subprefeitura de Forqueta também deverá ser reestruturada, possibilitando a instalação de Escola Infantil já a partir do próximo ano.
Sinalização
A sinalização de localidades e implantação de placas turísticas são investimentos pequenos, mas contribuem para a imagem do município, principalmente para quem é de fora ou não costuma passar pelas localidades com frequência.
Turismo e Lazer
Estar no meio da natureza, descansar, se divertir são formas de lazer cada vez mais procuradas. A opinião é do empresário Alcindo Korbes que junto com a família administra o Centro de Lazer Arroio Grande. O empreendimento entra no seu 22º ano de funcionamento e de lá para cá, Alcindo diz que praticamente tudo que ganhou reinvestiu no negócio. Entre os investimentos da área estão as piscinas grandes e toboágua que atendem principalmente excursões de alunos e outros grupos na alta temporada do verão.
Estivemos na terça-feira à noite no local, amplo e aprazível para fazer a nossa festa de integração de final de ano.