Conhecer lugares com pequena exploração de turismo, que poucas pessoas conhecem pela falta de divulgação e que são baratos. Esse é um dos objetivos do Trip Barata. O projeto, criado em dezembro de 2017, foi idealizado pela repórter e estudante de Jornalismo de Estrela, Ana Caroline Kautzmann, 22 anos, e seu namorado, Klaus Krein, 24 anos, empresário e estudante de Direito de Arroio do Meio.
Pelo fato de o projeto ser uma conta do Instagram, o casal está envolvido diariamente com ele, pois além de criarem uma frequência na postagem dos lugares visitados dois finais de semana por mês, é preciso ter fotos de “gaveta” para manter as postagens, caso o tempo não colabore. “Além disso, recebemos muitas mensagens de pessoas buscando mais informações sobre os locais, parabenizando o projeto ou até mesmo, para sanar dúvidas quando lançamos uma Trip Coletiva”.
Ana Caroline e Klaus não estão sozinhos. O casal conta também com a ajuda de alguns amigos que os auxiliam na criação de conteúdo. “Mas nada seria possível se não fosse a ajuda das pessoas que já visitaram os locais, ou que moram perto e que nos indicam. Porque não basta saber a localização, precisamos saber onde começa a trilha e como chegar efetivamente até as cascatas, por exemplo, então essa ajuda dos ‘nativos’, que é como os chamamos, é fundamental”, frisa Ana Caroline.
Em um ano de Trip Barata, já foram postados na conta do Instagram mais de 30 lugares, tanto no Vale do Taquari quanto fora dele, porém, segundo o casal, muitos outros municípios já foram visitados, assim como possuem locais que ainda não foram publicados. No Vale do Taquari, já foram visitadas as cascatas do Trovão, Moinho, Santa Rita, Wasserfall, Dalmoro, além de campings como o Colônia Jardim, entre outros lugares como o Morro Gaúcho e o Centro de Lazer Arroio Grande.
“A maioria dos locais são cascatas, com pouca exploração de turismo. Esse é o perfil, lugares lindos, muitos sem estrutura alguma, apenas com trilha, que poucas pessoas conhecem por falta de divulgação e que são baratos. As pessoas só têm o custo de deslocamento e mais nada. Quando existe a cobrança de ingresso, divulgamos os valores, mas nunca é algo caro, porque também prezamos por isso”, salientam.
Projeto busca difundir o turismo rural da Região
O casal ressalta que a ideia do projeto é difundir o turismo rural da Região, repassando informações sobre o local e dificuldade para chegar, além de colocar as coordenadas de locais que não estão cadastrados no Google. Muitos, segundo eles, não tinham nome, e acabaram sendo cadastrados. “Além das cascatas, durante o inverno, visitamos parques e lagoas, além de ter ido para Gramado e Canela. Nesse fim de semana que fomos à Serra, sugerimos apartamento, restaurantes e atrações para visitar, pois é uma viagem que muitas pessoas deixam de fazer por acharem caro. Dessa forma, mostramos que era possível viajar para lá em alta temporada, gastando pouco”.
Em relação aos locais a serem visitados, o casal afirma que não tem muita programação quanto a isso, tanto que já esgotaram a maioria dos lugares que eram próximos e agora estão tendo de fazer uma quilometragem maior para chegar até os locais, o que implica em mais gastos. “Prestamos bastante atenção na previsão do tempo, para não perdermos a viagem, o que acontece às vezes, porque também não encontramos alguns locais, e seguimos uma lista de lugares que ainda vamos visitar”.
Por ser um projeto pessoal, eles não têm nenhum apoio financeiro. Todo o dinheiro investido em equipamentos, deslocamento, entre outras despesas, sai do próprio bolso. “Gostaríamos de destacar, que se alguma empresa, que se identifica com o nosso projeto, tenha interesse em apoiar, inclusive com produtos, estamos abertos à conversas e seria muito bacana poder aumentar o raio de descobertas do Trip Barata.
Trip Coletiva – Neste domingo, dia 20, será realizada a terceira edição da Trip Coletiva. O destino será Boqueirão do Leão, na cascata do Perau da Nega e no Gamelão. Essa ideia surgiu com o objetivo de reunir as pessoas que acompanham o casal no Instagram e que gostam desse tipo de atividade. A primeira edição, realizada em Vespasiano Corrêa, reuniu 50 pessoas. “Esse número deve se repetir dessa vez, porque temos duas topiques fechadas, além das pessoas que irão de carro. Tudo é controlado por nós, pois temos um roteiro a seguir. Oferecemos alguns produtos da Fruki, que é nossa apoiadora nesse evento, então temos uma lista das pessoas que irão comparecer. Durante a trip, colocamos música, fazemos fotos do pessoal, conversamos entre nós. É um momento também para que as pessoas interajam entre si e que, além de conhecer outros locais, façam novos amigos. Na trip também produzimos um vídeo que vai para o nosso canal no Youtube (youtube.com/tripbarata). Nosso público é bem diverso, então temos desde crianças e jovens, até pais que vão para acompanhar os filhos e que gostam dessas atividades ao ar livre”, enfatizam.