Em clima de reencontro, mais de 380 profissionais das redes municipal e estadual de educação se fizeram presentes na terça-feira à noite para a palestra de abertura do ano letivo. O evento, realizado no CTG Querência do Arroio do Meio reuniu professores, educadoras e diretoras das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Escolas de Educação Infantil.
Para dar as boas-vindas aos professores, a secretária de Educação e Cultura, Mara Betina Forneck, destacou o início de mais um ano letivo, e com ele novas expectativas, novos projetos, novos anseios, novos desejos de que tudo ocorra dentro do esperado. “Trata-se de uma verdade, cujos propósitos têm tudo para dar certo, mas para isto se faz necessária uma boa pitada de dedicação e, acima de tudo, planejamento. A escola, cada vez mais cedo, participa intensamente da vida das crianças trabalhando no sentido de construir conhecimentos, ampliando horizontes e educando para a vida”.
Mara ressaltou ainda que a escola é um dos espaços de socialização da criança, e que escola, comunidade e a família possuem papel fundamental e o compromisso na promoção de vivências positivas para com os estudantes. “O engajamento da escola com a comunidade e com a família contribui para que cada instância se conscientize da sua responsabilidade no desenvolvimento do ser humano, cada qual com suas atribuições, de forma integrada”.
O prefeito Klaus Werner Schnack saudou os professores, afirmando que eles são os responsáveis pela organização, recepção e acolhida aos alunos. Destacou que um dos maiores ganhos da Administração na área da educação é a inclusão da família no ambiente escolar. O avanço da tecnologia na educação também foi um dos pontos abordados pelo prefeito. “Os desafios da educação com o avanço da tecnologia é umas das realidades do professor. Com certeza este será um ano desafiador, pois teremos à nossa frente crianças e adolescentes cada vez mais preparados, e é preciso ter sensibilidade para compreendê-los”. Finalizou com desejos de um ótimo ano letivo a todos.
Em seguida, teve início a palestra da pedagoga e Mestre em Educação, Daniela de Abreu que abordou o tema “O propósito do professor e os desafios da ‘escalada’ educativa”. Educadora há 29 anos, Daniela deu início à sua fala dizendo que já presenciou diversas aberturas de ano letivo, frisando que este momento é o início de uma escalada.
“Nossos alunos precisam de alpinistas que eduquem com paixão”
A pedagoga Daniela, abordou a escalada do ano letivo e os desafios encontrados ao longo deste percurso. “O cenário atual mostra que tudo o que ocorre à nossa volta está na educação. Como se os professores fossem os responsáveis por mudar o futuro do país. Entre as dificuldades deste percurso, está a responsabilidade dos pais, o bullying, a indisciplina escolar e as famílias contemporâneas. Essas são algumas das avalanches do caminho, mas tudo faz parte da nossa escalada. Este é o nosso desafio”.
Ela afirma que para atingir o pico desta escalada, que é o fim do ano letivo, há três caminhos a serem escolhidos: o da rejeição ou reação; o da abstenção ou desligamento e o da absorção. “Podemos escolher qual dessas três formas vamos utilizar para encarar os 200 dias letivos que temos pela frente”, afirma Daniela.
Entre uma reflexão e outra sobre a profissão, afirmou que é preciso escalar a montanha todos os dias, e fez um questionamento aos professores: “Onde você está hoje? No vale? No topo? Ou pronto para outra escalada? Além disto, devo pensar, qual o meu propósito na educação?”. A partir desse posicionamento, fez com que os professores refletissem sobre o que pretendiam fazer nos próximos 200 dias letivos e encarar a montanha.
Segundo Daniela, ter um propósito clareia os objetivos, mobiliza para a ação e fica claro porque trabalhamos nessa área. Destacou ainda as missões que cada um tem neste novo ano letivo. “Nossos alunos precisam de alpinistas que eduquem com paixão. Eles precisam de professores campeões”, finalizou a pedagoga.
Para encerrar a noite, os professores acompanharam a apresentação do espetáculo Querência, Andança, Arte e Cultura, apresentado pelos integrantes da Invernada Xiru do CTG Querência do Arroio do Meio.