As estudantes do curso de Psicologia da Univates, Rafaela Valduga e Kátia Luisa Krabbe, realizam uma campanha de arrecadação de livros, que serão doados para o Presídio Estadual de Arroio do Meio. O objetivo com a ação é revitalizar a biblioteca do local.
A iniciativa surgiu a partir de um trabalho proposto pela professora Priscila Pavan Detoni, na disciplina de Psicologia Jurídica, do curso de Psicologia da Univates. “Nossa turma foi dividida em pequenos grupos, alguns deles também realizando oficinas dentro do presídio de Arroio do Meio e outros em atividades sobre Justiça e Direitos Humanos. Decidimos focar na importância da leitura e no espaço da biblioteca, pois já tínhamos conhecimento do quanto ela é eficaz no processo de ressocialização”, explicam.
Em um contato inicial com o sistema carcerário, as estudantes identificaram que já havia uma sala de aula, havendo assim o incentivo à educação e à leitura, conforme a Lei de Execução Penal. “Para revitalizar a biblioteca dos apenados e para potencializar a leitura e a educação, criamos a proposta de oficina voltada para a arrecadação de novos livros. Nossa proposta já vem sendo planejada desde o início do semestre com base nos autores Foucault e Baratta, que são grandes críticos do sistema penal, que auxiliam para repensar os processos de inclusão social”.
A campanha de arrecadação de livros foi lançada no início deste mês. Eles serão recebidos até o dia 26, e, no dia 29 está programada uma oficina a ser realizada no local, concomitante com a integração de outros projetos já existentes no espaço, como a Educação para Jovens e Adultos (EJA), e projetos dos cursos de Direito e Biologia da Univates.
“Acreditamos que a principal importância das nossas ações para com os apenados é o incentivo à leitura e a busca pela educação como forma de se instrumentalizar e se relacionar de um jeito diferente com o mundo, afinal Baratta aponta que os países que mais investem em educação não precisam investir em prisões”, ressaltam Rafaela e Kátia. Elas frisam a importância de se desenvolver um reconhecimento da população para com os apenados, como uma questão social.
Qualquer um pode colaborar para a campanha, doando qualquer tipo de livro. As obras podem ser entregues nas secretarias do CCBS e CCHS da Univates, no jornal o Alto Taquari em Arroio do Meio. Mais informações podem ser obtidas diretamente com as estudantes pelo contato katia.krabbe@universo.univates.br.