Os Conselhos Tutelares de todo o Brasil, elegeram no domingo seus novos conselheiros para o período de 2020/2024. A posse está prevista para 10 de janeiro próximo.
Em Arroio do Meio a eleição ocorreu na Acisam, das 8h às 17h. Foram 1.755 votantes, sendo 1.742 votos válidos, seis nulos e sete em branco. A participação do eleitorado surpreendeu o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) de Arroio do Meio, Marco Régis Prediger. Avalia que o número de votantes confirma a mobilização dos candidatos. A eleição foi tranquila na maior parte do dia. Entre 9h e 10h houve formação de filas e, em função da presença de candidatos, a promotora Carla Pereira Rêgo Flôres Soares foi chamada, orientando-os a se retirarem.
A abertura das urnas foi feita após o encerramento da votação. Foram eleitos Milene Haas, Antônio de Freitas Vicente, Ronei Friedrich, Nilce Alberton e Rosemari Hofstetter. Os outros cinco candidatos ficaram na suplência.
O presidente do conselho agradece a todos que auxiliaram na eleição e também aos eleitores que participaram.
Arroio do Meio
Os eleitos
Milene Haas – 269 votos
Antônio de Freitas Vicente – 239 votos
Ronei Friedrich – 229 votos
Nilce Alberton – 224 votos
Rosemari Hofstetter – 207 votos
Capitão: Em Capitão estavam concorrendo para o cargo de conselheiro, 16 candidatos. Apesar do tempo nublado e chuvoso, 972 eleitores compareceram ao local de votação.
Os eleitos
Eloísa Benincá – 134 votos
Roseli Hentges – 124 votos
Gladis Steffens – 104 votos
Alessandra da Silva Rodrigues – 92 votos
Giovani Rohr – 83 votos
Pouso Novo: Em Pouso Novo eram cinco candidatos para cinco vagas. A eleição não teve registros de incidentes. Foram contabilizados 467 votos, sendo 460 válidos e 7 nulos.
Os eleitos
Ivo Ferronato – 251 votos
Patieli K. Bhorer – 24 votos
Isabel C. Schneider – 91 votos
Cátia Nicolini – 32 votos
Elisandra Oliveira – 62 votos
Travesseiro: Em Travesseiro 14 candidatos disputaram a eleição. Foram 616 votantes, sendo 609 votos válidos, quatro em branco e três nulos. A votação foi tranquila segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Lasie Amauri Delazeri. Ele agradece a todos que trabalharam e também à população que participou do processo eleitoral.
Os eleitos
Ana Luisa Feil – 233 votos
Daiana Jaqueline Grebin – 113 votos
Tatiane Zanon Motta – 83 votos
Greice Caroline Deves – 59 votos
Cristine de Potter – 37 votos
Marques de Souza: Em Marques de Souza sete candidatos disputaram as cinco vagas. Foram 534 votantes, sendo todos válidos. A eleição foi tranquila, sem o registro de incidentes.
Os eleitos
Cristiane Melissa Krumenauer – 84 votos
Roselaine Wiland da Costa – 82 votos
Michele Marlete Busch – 80 votos
Eliane Barbieri Fernandes – 79 votos
Caroline Los – 78 votos