Em Travesseiro, a produção de laranjas está concentrada em pequenas áreas. É o caso do aposentado José Ademar Graff, 64 anos que há quatro anos cultiva um pomar com 104 pés, em um terreno com mais de 2,3 mil metros quadrados, na área central.
Graff, que é natural de Forqueta Baixa, adquiriu a área ainda em 2016 de Loreno Feil e seguiu a atividade focada na colheita da laranja. Neste ano, a expectativa para a safra é de colher mais de dois mil quilos, a maioria da espécie valência que ocupa a maior parte da propriedade.
Além disso, é possível encontrar no pomar variedades da laranja de umbigo e natal, a principal diferença está no formado e no sabor. De acordo com Graff, a colheita inicia no final de junho e segue até o final de julho. A fruta é transportada para a Indústria de Sucos Suvalan, de Bento Gonçalves, empresa referência e especializada no processamento da fruta para a produção de sucos. O transporte é terceirizado e feito em cargas fechadas em parceria com uma transportadora que carrega frutas também em Marques de Souza e Forquetinha.
Atualmente o preço pago estabilizou em R$ 0,30 o quilo. O valor, até certo ponto, agrada, pois Graff trabalha por conta própria e não necessita pagar funcionários para o trabalho.
Na safra anterior a colheita foi 2,8 mil quilos, número inferior ao da maior safra registrada em 2017 quando foram colhidos 5,4 mil quilos de laranja. A produtividade também depende das condições climáticas, pois a falta de chuvas em dezembro atrasou a floração das laranjeiras e fez com que muitas frutas atrasassem o amadurecimento. “Uma cena comum nesta safra é ver frutas verdes em meio às frutas maduras”, destaca Graff.
De acordo com ele o segredo e a manutenção da produtividade estão no manejo e atenção ao pomar. Uma das dicas é manter o contato com o local, manter a limpeza do pé com a retirada dos musgos ou trepadeiras que possam enfraquecer a árvore e a retirada de galhos mais secos para a renovação constante do pé.
Outro fator importante é o controle de moscas que possam atacar a fruta. Por isso, cada laranjeira no pomar de Graff possui uma garrafa pet adaptada com atrativo alimentar específico para a captura de moscas, conhecido como Cera Trap, que serve como armadilha às pragas e insetos.
Além do pomar com laranjeiras, Graff possui, em volume menor, alguns pés de abacate, pêssego, maças e manga. Na horta cultivada no mesmo local, há aipim, amendoim, alho, cebola, morangos e batata-doce.