Previsto para ser anunciado em abril, o novo programa de incentivos agrícolas de Arroio do Meio, está em fase final de ajustes. O Secretário da Agricultura, Élcio Roni Lutz revela que nenhum programa será cortado, entretanto será incrementado o bônus conforme a movimentação dos talões, o que irá aumentar os repasses de incentivos na pasta. A medida também pretende estimular registros no talão e arrecadação de impostos para o município.
Já o abatedouro móvel de peixes não tem prazo para ficar concluído. O container já foi entregue, mas falta a aquisição e instalação dos móveis e equipamentos internos. “Não há prazos, a licitação está parada”.
O programa de recuperação de fontes superficiais d’água está sendo bastante difundido, como forma de amenizar os impactos de estiagem e garantir o abastecimento de água em locais distantes de redes públicas e comunitárias. “Hoje são dezenas de propriedades e inclusive granjas, em todas as localidades, que dependem exclusivamente de fontes”.
No entanto, segundo Élcio, é impossível fazer um diagnóstico preciso do número de fontes que podem ser recuperadas. “Dependemos da procura das pessoas para avançar. É um trabalho de formiguinha e complexo, pois cada fonte tem características únicas. É preciso ter muito cuidado para não perder estes recursos naturais”.
Lutz também comentou a respeito de investimentos em andamento na área de integrados. Revelou que as cooperativas estão freando o aumento dos lotes de frangos e aves, porém as multinacionais JBS e BRF seguem aumentando o número de vagas. A preferência é para quem tiver o empreendimento num raio de 65km dos frigoríficos ou faça investimentos acima da média em capacidade de alojamentos.
INVESTIMENTOS EM INTEGRADOS
PROJETADOS EM ARROIO DO MEIO
Forqueta Baixa – Darci Graff – Construção de chiqueiro de 1.575m² para alojamento de 1000 suínos
Picada Arroio do Meio – Flávio Schwarzer – Construção de 1.270 m² para alojamento de 1000 suínos
Linha 32 – Gilmar Gerhardt – Construção de
540 m² para alojamento de 480 porcos
Picada Café – Vianei Lansing – Construção de 980 m² para alojar 830 porcos