Depois de duas tentativas de trabalhar no comércio, na área urbana, a jovem Karine Gabriel, 25 anos, da Barra do Forqueta, Arroio do Meio, optou de vez pela agricultura. Nascida e criada no ambiente rural, considera mais interessante o dia a dia com a terra, maquinários, pastagens e animais.
A experiência de três meses foi o suficiente para que Karine fizesse uma proposta aos pais Nestor e Márcia: queria se integrar e dar sequência à atividade da propriedade. Felizes, os pais acolheram a decisão da mais velha das três irmãs. A partir desta decisão, muitos avanços foram promovidos pelos Gabriel.
Com a certeza da sucessão, a família ampliou o plantel de vacas leiteiras, investiu em melhorias nas instalações, adquiriu equipamentos novos e trocou os tratores por modelos mais tecnológicos, confortáveis e eficientes. Hoje são utilizados no cultivo dos 50 hectares de terra, dos quais 35 são arrendados, e na prestação de serviços terceirizados a parentes e vizinhos. Além das pastagens para o rebanho leiteiro, cultivam soja e milho em grão. Hoje Karine sabe fazer tudo que o pai faz, do início do plantio até a colheita, e ainda controla a questão reprodutiva dos animais.
Afirma que foi a melhor decisão que tomou e que teria dificuldades de se encaixar em outro trabalho. A liberdade, com rotina e horários flexíveis é o principal ponto positivo. Assim, tem a oportunidade de dar vazão a uma de suas paixões: o laço. Com a pandemia, tem treinado mais do que competido, já que os rodeios foram suspensos ou estão sendo realizados de forma mais restrita. Mas os treinos de sábado à tarde em Forqueta Baixa fazem parte da rotina.
A pandemia já fez a jovem adiar duas vezes o sonho de subir ao altar com o noivo Robson Steffens. O casamento estava agendado para junho do ano passado, mas teve de ser remarcado para junho deste ano. E, novamente, não pôde ser realizado. O casal, que estava com a casa pronta, à espera da confirmação do sim, decidiu ocupar o imóvel e aguardar a pandemia passar para se casar. “Não abro mão do casamento. Não importa quanto tempo teremos de esperar, mas vai sair”, defende.
Com a mudança para a casa nova, em Forqueta Baixa, a rotina sofreu pequenas alterações, mas as funções permanecem as mesmas. Karine chega cedo na propriedade, onde é responsável, junto com o pai, pelo trato dos animais, enquanto a mãe cuida da ordenha. A irmã mais nova, Caroline, também ajuda em casa, enquanto que Fabiele trabalha fora.
Karine, que aprendeu a dirigir trator com o avô paterno, também atua na prestação de serviços. Conta que é comum as pessoas ficarem admiradas com o fato de ela estar comandando o trator, mas nunca houve dúvidas da sua capacidade para executar um serviço por ser jovem e mulher. “Chama atenção porque não é algo comum. O que mais se vê são homens fazendo este tipo de serviço”, avalia.
A jovem relata que ainda há muitos planos para serem colocados em prática. Está participando do curso de Sucessão Rural oferecido pela Cooperativa Languiru, na qual a família é associada e o aprendizado vai sendo implementado no dia a dia. Percebe que a família vem avançando em uma série de quesitos e que sempre é possível buscar mais para tornar o negócio mais eficiente.
Para o futuro próximo, planeja dar continuidade à ampliação do rebanho leiteiro, que já conta com mais de 60 animais. Para isso os Gabriel estão investindo no melhoramento genético e já programam a construção de silos trincheira. “Estamos sempre pensando em como tornar o dia a dia mais fácil e produtivo”, avalia.
Karine considera que o fato de o noivo também ser produtor rural, e trabalhar com a família, torna a rotina do casal mais fácil. Um compreende o trabalho do outro, podem trocar ideias e, quando necessário, se ajudam nas propriedades. Para o futuro próximo, Karine e Robson pretendem continuar trabalhando separados, cada um com sua família. “Podíamos ter nossa propriedade, mas aí as dos nossos pais teriam perdas, faltaria mão de obra. Então, seguimos trabalhando assim, dando continuidade ao que já foi iniciado, trabalhando com o que gostamos, que é o mais importante”.