O Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Arroio do Meio sediou na quinta-feira, 15, a reunião de retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O programa, que ocorre anualmente, recebe uma verba destinada para a compra de frutas, verduras e vegetais, beneficiando a agricultura familiar do município.
O encontro contou com a presença da vice-prefeita Adriana Meneghini Lermen, do secretário de Agricultura, Élcio Roni Lutz, do secretário de Saúde, Gustavo Kasper, da representante do Cras, Juliane Duarte, da extensionista social da Emater, Márcia Fonseca e agricultores.
Ao final, cada agricultor recebeu um kit chimarrão pelo Dia do Agricultor, a ser comemorado em 28 de julho. Os kits foram entregues em parceria com a secretaria de Saúde e Assistência Social, secretaria de Agricultura e Emater.
O reinício do programa está agendado para 5 de agosto. Conforme Juliane, o PAA que anteriormente ocorria somente com recursos do Governo Federal, sofreu alterações, sendo contemplado também com verba do Estado. A nova proposta, no valor de R$ 70 mil, será destinada para compras dos agricultores cadastrados no programa. Participam 16 agricultores, totalizando R$ 4.375 mil por agricultor.
As cestas são destinadas para famílias carentes com cadastros ativos e liberados do Bolsa Família, assim como entidades como a Associação dos Menores de Arroio do Meio (Amam) e Associação de Amparo ao Idoso (Amai). As entregas ocorrem nas quintas-feiras das 8h às 9h30min e, a partir das 10h, para as famílias e entidades na antiga Escola São Paulo. Serão atendidas 20 famílias semanalmente, num total de 80 por mês.
Ação solidária
Ainda na quinta-feira foi realizada uma ação solidária, onde os agricultores doaram os seus produtos para o Hospital São José. Os alimentos foram recebidos pela nutricionista Daniele Hergessel. Participaram da entrega, a funcionária do Cras, Juliane Duarte e os representantes da Emater, Márcia Fonseca e Elias de Marco.