NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025
      Recent

      Rodada de domingo com jogos decisivos

      15 de novembro de 2025

      SportFest 2025 é neste sábado no União

      14 de novembro de 2025

      Finais da Bocha para Veteranos nas canchas da Associação Central

      7 de novembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Jovens de Arroio do Meio trocam as telas por música, dança e esportes
    O Alto Taquari

    Jovens de Arroio do Meio trocam as telas por música, dança e esportes

    daianeBy daiane4 de agosto de 2023Nenhum comentário9 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    “A tecnologia avança e quem não se atualiza, dança.” O autor desconhecido, com a frase, tinha o intuito de alertar aqueles que deixam de buscar a constante modernização, para não ficarem para trás nas atualizações cibernéticas e acabarem ‘dançando’. Porém, mal sabe ele que, em Arroio do Meio, os jovens estão dançando.

    E cantando, e tocando, e praticando esportes. Quando não estão na escola, ou estudando e praticando em casa, ao invés de ficarem vidrados em frente a uma tela eletrônica, uma boa parte dos adolescentes arroio-meenses está atenta ao professor, que ensina um novo passo de dança, uma técnica vocal diferente, um acorde diminuto ou, ainda, a melhor maneira de bater na bola.

    Entre escolas esportivas, escolas de música, grupos de danças e atividades extracurriculares oferecidas pelas escolas do município no turno oposto, mais de 600 jovens da faixa etária de 12 a 18 anos estão envolvidos em alguma dessas práticas.

    Os irmãos Gabriel e Rafaela Dorigon, moradores do Centro, desde antes dos cinco anos de idade, estão comprometidos com a música. Começaram as aulas na Escola de Música Josélia Jantsch Ferla e continuam até hoje.

    Gabriel tem 15 anos e toca guitarra, violão, ukulele, piano e canta. “A música é um grande prazer, uma grande companhia que me acompanha por onde eu vou. Ela ajuda a me expressar melhor em público. Também me ajuda na capacidade de focar por mais tempo nas atividades que realizo”, conta Gabriel, que percebeu que a música é uma linguagem universal ao tocar com dois intercambistas de Suíça e Itália, sem antes treinarem ou combinarem qualquer coisa.

    Rafaela tem 10 anos, ainda não chegou na adolescência, mas já se expressa como ‘gente grande’. Ela canta e toca piano. “ Eu adoro a música. Além de aumentar a concentração, a gente se desafia a aprender coisas novas. É bom ter novos desafios, não é?”

    Os irmãos, além da música, treinam vôlei, fazem aulas de inglês e participam do projeto de iniciação científica do Colégio Bom Jesus São Miguel, onde estudam. No projeto, realizaram pesquisas sobre os malefícios do uso excessivo de aparelhos eletrônicos e aprenderam que ficar muito tempo conectado faz mal para o desenvolvimento da pessoa. “Nunca fomos de ficar muito tempo nos aparelhos eletrônicos, nossos pais sempre nos incentivaram a fazer outras atividades. Não ficar o tempo inteiro conectado ajuda a desenvolver outras habilidades, como ler e estudar”, explica Rafaela, que também faz aulas de patinação no tempo livre.

    Gabriel relata que utiliza ‘as telas’ mais para o estudo. “A tecnologia eu uso como acessório para estudar e pesquisar o que me interessa, mas não como algo necessário, que não consigo viver sem. Aproveito o que ela oferece de bom, sempre com controle.”

    A mãe da dupla, Nádia Dorigon, incentiva os filhos. “Acho muito útil envolvê-los em atividades educativas, que tiram eles de dentro de casa e fazem com que eles tenham contato com pessoas e com novos aprendizados para que eles sintam o mundo de uma maneira diferente e não somente através das telas.” Sobre a música, ela acrescenta. “Eles desenvolvem a concentração e controlam melhor a ansiedade, além de trabalharem a autoconfiança e explorarem um lado mais sensível, ligado à arte e à cultura.”

                    Dança que contagia

                    Paola Taís Pederiva, 17 anos, moradora do bairro São Caetano, desde os quatro anos participa do grupo de danças Helmuth Kuhn. Ela avalia a experiência de dançar e se apresentar para o público.

                    “Sempre tive o incentivo dos meus pais para dançar. Participar do grupo trouxe novas pessoas e amizades para a minha vida. Poder levar a tradição alemã para os lugares onde vamos nos apresentar é muito gratificante. Ver a surpresa e alegria do público, mostra que todos esses anos de aprendizagem valeram a pena.”

                    Paola espera ansiosamente pelos domingos de ensaio. “Aprender novos passos sempre nos deixa contentes. Espero ansiosamente pelos domingos de ensaio para poder encontrar colegas e professores. A professora Fabi nos acolhe muito bem e nos ensina da melhor forma possível. Tenho admiração pelo grupo e por tudo que ele representa. É uma família incrível. Amo fazer parte de tudo disso.”

                    Fabiane Petry, coordenadora das categorias infantis e juvenil do grupo de danças Helmuth Kuhn, fala sobre os desafios de manter os jovens interessados. “Tentamos sempre inovar, fazer algo novo, porque o material de danças típicas é limitado e os dançarinos tem bastante energia e buscam por desafios e coisas diferentes. Por isso, também procuramos oferecer outras atividades. Sempre digo que a dança é 50% do grupo, os outro 50% são a amizade e integração.” Os ensaios ocorrem a cada 15 dias, nas sextas-feiras e nos domingos à noite.

                    Gêmeos no vôlei

                    Os irmãos gêmeos Augusto e Henrique Bildhauer, 16 anos, moradores do bairro Dona Rita, ingressaram recentemente na escolinha de vôlei da Associação Arroio do Meio de Esportes (AME), coordenada pelo professor Mateus Scheid, e pretendem continuar ainda por muito tempo. “É algo muito positivo para a nossa vida, porque faz a gente sair de casa, sair da frente do computador.”

                    Eles apontam os benefícios de participar da escolinha. “Além de deixar as telas um pouco de lado, a gente se exercita e aprende coisas novas sobre o esporte. Conhece novas pessoas e faz novas amizades. É muito legal essa integração entre os jovens, o que é muito benéfico para a saúde física e mental de todos.”

                    Os treinos de vôlei ocorrem nas tardes de terça e quinta-feira no ginásio do Colégio Bom Jesus São Miguel. O futsal é na segunda e na quarta-feira, também à tarde.

                    Município desenvolve atividades

    Arroio do Meio, através da Secretaria de Educação e Cultura, desenvolve atividades extracurriculares nas escolas do município, no turno oposto. São disponibilizadas aulas de canto coral e oficinas de instrumentalização, bem como aulas de robótica e de língua alemã. São cerca de 200 jovens entre 12 e 15 anos que usufruem dessas práticas.

    O coordenador de Cultura de Arroio do Meio, Paulo Roberto Haas, destaca a importância dessas atividades para o desenvolvimento humano dos jovens. “O município promove bastante as atividades extraclasse, a fim de amenizar os impactos do uso excessivo de videogames e redes sociais por parte dos jovens e, assim, atender a demanda dos pais que se preocupam com o desenvolvimento dos filhos.”

                    São diversos profissionais disponíveis nas escolas para atenderem as crianças e jovens nas atividades extracurriculares. Além disso, há a Orquestra Municipal Jovem, regida pelo professor Cristiano Leonhardt, que conta com 24 alunos, destes, 16 estão na faixa entre 12 e 18 anos, os demais são menores.

                    “Acreditamos que valorizar a música é investir no ser humano e possibilitar o desenvolvimento de potencialidades e habilidades”. A orquestra tem um repertório que vai da música sacra à popular, do rock ao folclórico e busca sempre executar temas diversificados e peças atuais.

    O grupo já realizou inúmeras apresentações em diversos eventos na comunidade local. Possui como instrumentos: flauta doce e transversa, teclados, violinos, guitarra, contrabaixo, bateria, percussão, saxofones e trompete. Os ensaios ocorrem nas quintas-feiras, das 18h15min às 19h45min, na Secretaria de Educação e Cultura.

    Quadro

                    Participação de jovens (12 a 18 anos) de Arroio do Meio em atividades extracurriculares

                    Escolas Esportivas de Base

                    Prata da Casa/Monsoon FC – 50 alunos (futsal e futebol)

                    Rui Barbosa – 100 alunos (futsal e futebol)

                    Associação Arroio do Meio de Esportes (AME) – 60 alunos (vôlei e futsal)

                    TL TRAINING Sport – 60 alunos (vôlei)

                    Grupos de Danças

                    Helmuth Kuhn – 46 alunos (juvenil e semioficial)

                    Frohsinn – 25 (infantojuvenil e juvenil)

                    Escola de Música Josélia Jantsch Ferla – 60 alunos (canto, piano, violão, guitarra e contrabaixo)

                    Orquestra Jovem de Arroio do Meio – 16 alunos

                    Atividades extracurriculares nas escolas do município – 200 alunos (canto coral, instrumentalização e aulas de robótica e língua alemã)

                    Total – 617 jovens

    daiane

    Postagens Relacionadas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    Não perca

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    O título de Melhor Fornecedor de Limpeza do RS no Carrinho Agas é mais uma…

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Girando Sol é mais uma vez Melhor Fornecedor de Limpeza do RS

    17 de novembro de 2025

    Candidatas a soberanas participam de teste cultural e dinâmica integrativa

    17 de novembro de 2025

    Loteamentos recebem melhorias com ações da Secretaria de Obras

    16 de novembro de 2025

    Propostas do novo Plano Diretor geram divergências durante audiência pública

    16 de novembro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.