O ano letivo de 2024 começa nesta segunda-feira, 19, para os cerca de 3,4 mil alunos das redes municipal, estadual e particular de Arroio do Meio. As equipes diretivas das escolas planejam o início do ano letivo desde o início do mês, com reuniões e encontros pedagógicos.
Na rede municipal, são cerca de 2,5 mil alunos matriculados nas 13 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). Para o retorno às aulas, os mais de 600 profissionais das Emefs e Eceis reuniram-se nessa quinta-feira, 15, no CTG Querência do Arroio do Meio para a abertura oficial do ano letivo. O momento contemplou equipes diretivas, professores, monitores, funcionários e serviços gerais.
Com o tema “Escola: um espaço de vínculos, identificação e pertencimento”, a palestra foi ministrada pelo psicólogo Victor Wiskow Krüger. A temática promoveu reflexões acerca do fazer docente e reforçou a importância do autocuidado pessoal e emocional dos educadores como base para o sucesso na educação.
No dia 8, ocorreu na Secretaria de Educação a primeira reunião com as equipes diretivas das Emefs. O prefeito Danilo Bruxel, a vice Adriana Meneghini Lermen e a secretária da pasta Iliete R. Winck desejaram um bom ano letivo para as equipes escolares. Na ocasião, as escolas receberam um notebook com o intuito de oferecer mais qualidade ao trabalho pedagógico.
Na Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, cerca de 600 alunos retornam às salas de aula para o ano letivo. Com foco no acolhimento e no apoio ao planejamento pedagógico do professor para qualificação da aprendizagem em sala de aula, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promoveu, entre os dias 5 e 9 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2024.
A iniciativa orientou os profissionais da educação para o ano letivo de 2024, por meio de apresentações das matrizes curriculares, das modalidades de ensino, entre outros temas. A Jornada Pedagógica aos docentes teve continuidade nos dias 14, 15 e 16. No dia 15, ocorreu a reunião presencial com as equipes diretivas, promovida pela 3ª CRE.
No Colégio Bom Jesus São Miguel, retornam às aulas 315 alunos, entre eles, vários novos estudantes. Desde o início do mês, professores, funcionários e gestores estão planejando o ano letivo com encontros pedagógicos realizados em Porto Alegre e organizados pelo Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) do Grupo Educacional Bom Jesus.
A gestora do Colégio Bom Jesus São Miguel, Maria Cristina Gabriel Gonzatti, destaca a importância da preparação dos educadores. “Estamos contando os dias para o retorno dos nossos alunos, com muita saudade do movimento deles na escola. Preparamos com carinho a unidade, deixando os ambientes receptivos e agradáveis para a rotina dos nossos estudantes”. Também foram feitas adequações referentes à acessibilidade na unidade para atender ainda melhor todos os alunos e funcionários.
Foto: Daiane Laís Kalsing