NOSSA CAPA
    DESTAQUES

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025
    Facebook Twitter Instagram
    Facebook Twitter Instagram
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    ASSINAR
    • LEIA ONLINE (PDF)
    • Início
    • CATEGORIAS
      • Agricultura
      • Comércio
      • Cultura
      • Economia
      • Educação
      • Geral
      • Política
      • Polícia
      • Política
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Trânsito
      • Transporte
      • Turismo
    • Cotidiano
    • Colunas
      • Isoldi Bruxel – Apartes
      • Alexandre Garcia
      • Resenha do Solano
      • Ivete Kist – Carta Branca
      • Alício Assunção – Mais Turismo
      • Gilberto Jasper – Em Outras Palavras
    • Esportes
      1. Bocha
      2. Copa Pituca
      3. Escolinhas
      4. Futebol
      5. Futebol Amador
      6. Futsal
      7. Gauchão
      8. Motocross
      9. Outros esportes
      Featured

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025
      Recent

      Salão Paroquial sedia rodada final do futsal de Arroio do Meio

      26 de setembro de 2025

      Luana Meyer Kramer é campeã e melhor jogadora do Festival Voley de las Sierras

      13 de setembro de 2025

      Alana Rohr é campeã estadual de ginástica de trampolim

      7 de setembro de 2025
    • ESPECIAIS/CADERNOS
      • 50 anos da AMAM
      • Arroio do Meio – 85 Anos
      • Eleições 2022
      • Escola São Caetano – 110 anos
      • Agrovale
    O Alto TaquariO Alto Taquari
    You are at:Início » Partidos se organizam para as eleições
    Política

    Partidos se organizam para as eleições

    O Alto TaquariBy O Alto Taquari2 de fevereiro de 2024Nenhum comentário8 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter Pinterest WhatsApp Email

    Pelo menos sete partidos estarão na disputa das eleições municipais de Arroio do Meio em 2024. O PP, PDT e Republicanos devem dar continuidade a coligação do atual governo municipal. O principal partido de oposição, o MDB, está mais alinhado com o recém-criado Cidadania, mas segue em diálogo com demais siglas. O PT, que já teve vereado[1]res e esteve nos governos municipais enquanto vice em três oportunidades, se articula para composição majoritária. O PL também busca estar entre os protagonistas. Pelo cenário, existe a probabilidade de até quatro candidatos à majoritária e 84 candidatos para proporcional. Também é ventilada a possibilidade da participação do Podemos no pleito. Os representantes irão se pronunciar após uma reunião regional que deve ocorrer neste mês.

    PDT DESTACA UNIÃO DA COLIGAÇÃO

    Com 300 filiados, o PDT de Arroio do Meio pretende dar continuidade a atual coligação com o PP e Republicanos, a base do atual governo. O presidente da sigla e secretário de Obras, Cristian Sant’anna Perin destaca a união da coligação, que tem como vice-prefeita a professora Adriana Celestina Meneghini Lermen. O partido tem como vereador e líder de bancada, o professor e ex-prefeito Nelson Paulo Backes. Ao longo da Legislatura assumiram os suplentes Rogério Nunes e Gustavo Dente. Ocupam cargos de chefia, os subprefeitos de Arroio Grande, Odair Werner, de Palmas, Ângela Wilsmann e os secretários de Administração, Áurio Paulo Scherer e de Educação Iliete Winck. Perin destaca ainda o diálogo com demais siglas. A primeira reunião oficial do partido em 2024 será no próximo dia 19. A sigla irá concorrer com 12 candidatos a vereador. O PDT foi fundado em 1980.

    PP EVIDENCIA COLIGAÇÃO SEM DESGASTES

    O PP de Arroio do Meio irá avaliar os quadros de pré-candidatos ao Executivo e Legislativo nas próximas reuniões internas. O presidente da sigla e secretário do Planejamento, Carlos Rafael Black destaca o bom relacionamento da atual coligação com PDT e Republicanos, sem desgastes, que tem como prefeito o progressista Danilo José Bruxel que pode buscar o inédito quarto mandato. O partido é o maior em filiados, com 1,2 mil integrantes. Na Câmara de Vereadores tem quatro cadeiras, tendo como titulares José Elton Lorscheiter, o Pantera, Roque Haas, o Rocha, Vanderlei Majolo e Alessandra Brod. Ao longo da legislatura, assumiram os suplentes Osvaldo de Freitas, o Traíra, Gilmar Ost, Fernando Petry, Mariah Kunzler e Ricardo Leopoldo Liesenfeld. O partido segue em diálogo com outras siglas e não descarta a ampliação da coligação. Com os cargos de chefi a estão os secretários da Indústria, Comércio e Turismo, Jonas Reinaldo Schwarzer, secretário da Fazenda Valdecir Leandro Crecencio e da Saúde, Gustavo Kasper, além do subprefeito de Forqueta, Aristides Köelzer.

    MDB MAIS PERTO DA COMUNIDADE

    O MDB de Arroio do Meio, tem como principal candidato a majoritária, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Sidnei Eckert, que atualmente é assessor parlamentar dos deputados estadual Luciano Silveira e federal Alceu Moreira. De acordo com o presidente da sigla e presidente da Câmara de Vereadores, Rodrigo Kreutz, o nome para vice segue sendo analisado em pesquisas internas, assim como não está descartada aproximação com outros partidos, apesar de uma tendência por chapa pura. O partido mais próximo para uma coligação é o Cidadania. Kreutz observa que quanto mais a oposição se dividir em mais vias, mais difícil será derrotar os atuais mandatários. Contudo, destaca a tradição emedebista em Arroio do Meio, em gestões voltadas para o bem-estar das pessoas e famílias, manutenção da empregabilidade em períodos críticos, sem deixar de lado obras de infraestrutura. O presidente também destacou o engajamento dos deputados emedebistas nas demandas locais apesar do partido estar na oposição, e lamenta a falta de esforço do governo em melhorar contrapartidas para qualificar ainda mais o uso dos recursos públicos.

    O CONSERVADORISMO DOS REPUBLICANOS

    O Republicanos pretende dar continuidade a sua participação na coligação com o PP e PDT. Fundado em 2015, o partido com 80 filiados irá apresentar 12 candidatos ao Legislativo. O presidente Israel de Borba, destaca que o Republicanos irá intensificar as reuniões e principalmente difundir ainda mais as bandeiras ultraconservadoras da Igreja Universal e demais ramificações de direita.

    PT VAI DISPUTAR MAJORITÁRIA

    Com 210 filiados, o PT tem uma contribuição importante ao longo de sua história de atuação em Arroio do Meio com vereadores, dois vice-prefeitos e uma vice-prefeita. Além da atuação de suas lideranças tanto no poder público quanto na sociedade em geral. Outro fato relevante é que o partido está na presidência da República, pela quinta vez eleito democraticamente, o que auxilia na busca de recursos e projetos para o município. De acordo com a presidente Carla Schröeder, nesse sentido, pela história passada e presente, pelos quadros qualificados, experientes, pelos serviços prestados, o PT tem todas as condições de apresentar candidatura majoritária ou fazer parte de coligação compondo uma chapa majoritária. “Não temos uma definição se faremos coligação ou não, devido ao fato de a conjuntura estar em transformação e o peso de cada ator pode variar até o momento da definição. O fato é que o PT vai estar na disputa majoritária, coligado ou não”. Carla observa que os líderes da sigla têm consciência da importância de recuperar o papel do Esta[1]do, de estar a serviço do público e não do privado, da enorme tarefa para resolver os problemas históricos da sociedade. “Nesse sentido, o enfrentamento à emergência climática é uma das bandeiras, principalmente considerando a nossa realidade e a necessidade de moradia para as famílias atingidas pelas cheias, a educação em tempo integral, o combate às causas da violência, saúde de qualidade como um direito para todos, a valorização dos pequenos agricultores, aos pequenos comerciantes, incentivo à cultura local e a proteção aos animais. Além disso, é importante mencionar que uma das nossas características, municipalmente, é buscarmos uma maior participação das mulheres na política”. O PT de Arroio do Meio foi fundado em 1981 e realiza reuniões periódicas, conforme demanda.

    PL QUER SER A PRIMEIRA VIA E CONSTRUIR NOVOS LÍDERES

    Fundado em 27 de abril de 2021, com mais de 300 filiados e uma procura crescente por mais filiações, o PL de Arroio do Meio, está dando sequência a construção e fortalecimento da agremiação em âmbito municipal e regional. O presidente André Vianini, que é representante comercial de uma indústria de produtos terapêuticos e vigilante, avalia que a derrota para o PT em âmbito nacional foi positiva para o país acordar e a direita se organizar, com a união das classes produtivas, do funcionário ao patrão, e políticas, do vereador ao presidente. “Só estamos esperando as caravanas do PT, porque as lives do presidente Lula já foram um fracasso. A maioria dos eleitores vai mostrar sua força contra a opressão nas urnas de forma silenciosa. Os resultados e circunstâncias evidenciam que a condução da última eleição foi obscura. Queremos o retorno do voto impresso e contagem pública”, contextualizou Vianani, que lamenta os diversos casos de perseguição política para enfraquecer a direita e diz acreditar numa anistia contra os injustiçados em 8 de janeiro de 2021 em breve. Com reuniões semanais, encontros comunitários quinzenais e conferências regionais trimestrais, o PL segue avaliando nomes internos e viabilidade de nomes externos para candidaturas, tanto para majoritária como proporcional. Apesar da tendência por chapa pura, o partido não fechou o diálogo com demais siglas. Vianini também destaca conquistas de recursos federais para Saúde (R$ 100 mil – deputado Marcelo Moraes) e Videomonitoramento (R$ 400 mil – deputado Ubiratan Sanderson). Entre as bandeiras municipais, estão melhorias nas políticas públicas da Saúde, Educação, Defesa Civil, Segurança Pública, Esporte, Cultura, Lazer, Indústria, Comércio e Agricultura. Além de promover de forma saudável a discussão de pautas federais no município, buscando a regionalização política e doutrina das futuras gerações, quanto ao respeito à Constituição, família, defesa da vida desde a convenção, liberdade de expressão, direito de legítima defesa, combate às drogas e ao crime organizado, invasão de propriedade e direito à herança, defesa do agronegócio de pequeno a grande porte e redução da carga tributária. “O município terá um salto de crescimento jamais visto. Vamos trazer escolas cívico-militares para a região. Decentralizar as ações de governo dando autonomia e cobrando resultado dos secretários. Escolheremos pessoas capazes de contribuir com a sociedade, independentemente de tempo de partido e filiações. Precisamos dar exemplo de que Arroio do Meio pode mais construindo novos líderes e referências. Seremos parceiros em solucionar as demandas dos vereadores que conquistam seu espaço de forma legítima”, destacou. O Cidadania aguarda definições em conjunto com a federação formada com o PSDB.

    Foto: Freepik

    O Alto Taquari

    Postagens Relacionadas

    Arroio do Meio solicita apoio do Estado para recuperação de rodovias afetadas por enchentes

    23 de agosto de 2025

    Análise dos impactos do tarifaço na economia do Vale do Taquari e no País

    2 de agosto de 2025

    Diego Heineck: buscar novos mercados em outros países e vendas internas dependem de negociações que podem demorar

    2 de agosto de 2025

    Aprovados R$ 92 mil para realização de campanha de incentivo

    7 de março de 2025
    Não perca

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Quando deixou para trás Forquetinha, em 2009, e encontrou trabalho em Arroio do Meio, Ana…

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    Sociedade Esportiva Picada Flor reconstrói sede

    4 de outubro de 2025
    Manter contato
    • Facebook
    • Instagram
    Nossas Escolhas

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    FAÇA SUA ASSINATURA

    Faça sua assinatura e receba semanalmente o seu Jornal O Alto Taquari no conforto de sua casa ou empresa.

    Sobre nós
    Sobre nós

    Fundado em 1967, o jornal O Alto Taquari, desde o princípio, teve um enfoque comunitário, dando espaço e repercussão para iniciativas e fatos do cotidiano dos municípios de atuação.

    Desde os anos 80, o periódico está sob a coordenação e direção de Isoldi Bruxel. Neste período, o jornal acompanhou as mudanças que ocorrem em âmbito regional, nacional e até mesmo mundial, principalmente em termos de tecnologia e empreendedorismo, que influenciaram as relações e ambientes sociais, econômicos e culturais.

    Nossas Escolhas

    Força e fé para começar e, outras três vezes, recomeçar…

    6 de outubro de 2025

    Grupo vocal ‘Sete Mulheres’ prepara sarau artístico

    5 de outubro de 2025

    Agroindústrias do município e região estarão presentes na IMOVE 2025

    5 de outubro de 2025

    Sociedade Esportiva Picada Flor reconstrói sede

    4 de outubro de 2025
    INFORMAÇÕES GERAIS

    Pérola Editora Jornalística Ltda.
    Diretora/editora: Isoldi Bruxel
    Impressão: Gráfica UMA
    Periodicidade: semanário com circulação às sextas-feiras
    Área de abrangência: Arroio do Meio, Capitão, Travesseiro, Pouso Novo e Marques de Souza

    Rua Dr. João Carlos Machado, 775, 2º piso
    Caixa Postal 67 – Arroio do Meio – RS
    CEP 95940-000
    Telefone: 51 3716 1291
    E-mail: jornal@oaltotaquari.com.br

    O Alto Taquari
    Facebook Instagram WhatsApp
    © 2025 Todos os Direitos Reservados ao Jornal O Alto Taquari. Por Drops Criativa.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.