O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou a prorrogação do prazo para fechamento do cadastro eleitoral para o dia 23 de maio em todo o Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada devido à situação de calamidade pública decretada pelo governo estadual. O prazo inicial era 8 de maio. O expediente está suspenso para atendimento externo até 10 de maio.
O Cartório da 104ª Zona Eleitoral em Arroio do Meio foi atingido pela enchente. Conforme o chefe do Cartório da 104ª Zona Eleitoral, Ivan Quoos, mobiliário, computadores e urnas eletrônicas ficaram completamente submersos. A água atingiu a metade da janela do segundo andar do Fórum, onde também está localizado o Cartório Eleitoral.
O juiz João Regert acionou o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e, conforme ele, o TJRS deverá avaliar a situação, promover a limpeza e providenciar os equipamentos e mobiliários necessários. No momento, a equipe não consegue se deslocar de Porto Alegre. Fórum e Cartório Eleitoral não têm previsão inicial de retorno dos atendimentos. Demandas de urgência estão sendo atendidas remotamente. Não há perda de dados de processos.
O Ministério Público e o Tabelionato de Arroio do Meio também foram invadidos pela água e permanecem fechados sem previsão de retorno dos atendimentos. A agência dos Correios do município não foi atingida pela enchente, porém está fechada devido às dificuldades de logística e à situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul.