A ponte sobre o Rio Forqueta entre Marques e Travesseiro não é simplesmente uma ponte, significa muito mais que uma ligação física entre os dois municípios. Trata-se de uma obra conquistada com muito trabalho, muito suor, muitos longos dias, noites mal dormidas e dedicação de moradores que desde muitas décadas sonharam, planejaram e viram o sonho ser concretizado e agora levado em parte pela enchente.
Ponte significa conexão. A Travessia da Amizade conecta comunidades, sentimentos, negócios, lazer, esporte, turismo, conecta dois municípios que sem essa ligação sentem-se órfãos. Não falta simplesmente um pedaço de concreto, falta um elo invisível que une dois jovens municípios e suas populações que estão novamente na busca de um sonho conquistado lá atrás e que precisa ser reconquistado.
Se alguém duvida da importância da ponte é só dar uma observada na quantidade de automóveis estacionados em cada lado e no número de pessoas que circulam diariamente pela passadeira do exército, em torno de 800.
Para finalizar lembramos que as ações da Associação dos Amigos de Marques de Souza e Travesseiro, constituída por membros das duas comunidades, merecem todo o apoio e respeito, bem como o poder público municipal e os governos estadual e federal.
Sem união de todos e se olharmos somente para nosso umbigo, será um retrocesso na história e esse filme nós já assistimos. Que a Travessia da Amizade se torne um símbolo de novos tempos!