Estava pensando essa semana no poder do silêncio e no como é difícil de praticá-lo. Vivenciamos um mundo do ‘piloto automático’, então estamos sempre respondendo, e não fazendo o exercício da escuta ativa. Para tudo há resposta, sendo que, às vezes, o que mais queremos é o ser escutado, sem opiniões e julgamentos.
Nos acostumamos a muitos barulhos. Tem gente falando o tempo todo e opinando sobre tudo, então o parar e refletir é para poucos e é mágico. Refletir sobre nossas ações nos faz enxergamos coisas que com barulhos não enxergamos. Certamente, ajuda a organizar nossos pensamentos e nossa vida.
Não aprendemos a silenciar e, sim, a falar o tempo todo. Quando experimentamos silenciar vez por outra, notamos o quanto isso é benéfico e tranquiliza. De novo, são momentos de quietude que fazem com que pensemos nas nossas atitudes e as situações pelas quais passamos. Evitamos também, o falar sem necessidade e paramos de julgar as pessoas. Por que se você parar e pensar quanta bobagem é falada e quanto falatório desnecessário é ouvido…. Experimente o aquietar-se. É uma terapia que só te dará benefícios, pois a partir daí, verás e valorizarás os bons papos e a sensatez dos seus atos.
Não pensa que esse exercício é fácil e ao escrever eu mesma me motivo a fazê-lo, pois com nosso ‘piloto automático’ ligado, falamos o tempo todo e não escutamos os nossos sentimentos e nossas vontades que estão ali escondidos, só esperando que alguém os escute. Também passamos a ser melhores companhias para nossos próximos, pois todo mundo gosta de ser escutado e ter atenção recebida, ainda mais num mundo de tantos falatórios.
As pessoas mais observadoras, escutam mais do que falam e são a estas pessoas que gostamos de recorrer quando queremos uma opinião. Por isso, a quietude é tão valorizada atualmente e pode ser um dom adquirido por ´nós desde que saibamos primeiro nos escutar.
Eu estou aprendendo a me escutar mais e gostar do silêncio da minha casa e dessa forma meus atos são mais pensados e minhas atitudes são conhecidas e planejadas por mim.
Experimente aquietar-se, você vai gostar. Boa semana a todos.