A 41ª Edição do Festival de Coros do Coral Municipal de Arroio do Meio (Comam) será neste sábado, a partir das 19h30min, na Igreja Luterana São Paulo. O tradicional evento é gratuito e contará com apresentação do Comam, Coral Vozes do Chimarrão de Venâncio Aires, Coral Municipal de Brochier, Coral Comunicação Unicanto de Guaporé e Coral Municipal de Ibirubá. Cada um poderá cantar três canções de livre escolha, sendo uma em alemão para celebrar os 200 anos de Imigração Alemã no Rio Grande do Sul.
O maestro do Comam é Martin Altevogt. Ele destaca que o principal objetivo do festival é difundir o canto coral, troca de experiências entre os grupos, estreitar laços de amizade promovendo assim a cultura e representando o município por meio da música. “O Canto Coral é legado desses antepassados, e o Comam se orgulha em manter viva essa tradição. Vida longa ao grupo”, observa.
O Comam foi fundado em 13 de agosto de 1975 e apresenta canções do popular ao erudito, participa de festivais, encontros e celebrações no município e região. O lema é ‘Onde há canto celebra-se a vida’. A presidente é Inês Schneider e, desde julho de 2021, tem na regência o maestro Altevogt que tem mais de 25 anos de experiência profissional, graduado em Regência Coral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-graduado em Regência Coral pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, há cerca de 25 integrantes que levam a alegria das canções para as comunidades.
“A música e o canto educam o cidadão para a vida, para o belo. Na música vocal, as pessoas se unem num patamar de igualdade para, então, harmonizar mentes, vozes e corações. E ao atingir o público, esta magia se espalha como uma semente boa. É isto que o mundo está precisando, não é verdade?”, cita o maestro. Após o período das enchentes, as apresentações valem como um apoio, porque a música é algo saudável para a vida. “Serviu de alento para, de certa forma espairecer, mudar os pensamentos, acabando por ser uma distração positiva numa fase ruim de nossas vidas”, frisa.
Os ensaios do Comam ocorrem nas quintas-feiras das 20h às 21h30min no Museu, no Centro. Interessados em participar, podem fazer contato com o maestro Martin Altevogt pelo número (51 98186-9659).
Foto: Carolina Schmidt