O Complexo Arquitetônico Museu do Pão e Moinho Colognese está situado no centro da cidade, proporcionando que o visitante volte no tempo e também vivencie momentos que lembram os colonizadores que chegaram a região por volta de 1910. Através de processo de restauração Moinho Colognese, fundado em 1917 voltou a funcionar e produzir farinha, podendo receber visitas guiadas.
O antigo depósito de grãos do Moinho foi transformado numa acolhedora bodega, que oferece produtos da oficina de panificação e de toda a região. É um novo ponto de encontro, lazer e convivência para moradores e visitantes.
No Museu do Pão, uma pequena coleção de objetos utilizados pelos imigrantes italianos do Vale do Taquari, refaz a trajetória da produção do alimento “do grão ao prato”. Uma linha do tempo resume 14000 anos da presença do pão na história da humanidade. No pequeno auditório documentários, filmes e palestras discutam temas ligados ao pão e à imigração italiana, entre outros. Já a oficina de panificação insere-se no resgate da culinária tradicional e na formação e capacitação de jovens para o exercício da nobre profissão da Arte Branca. Ali serão ministrados diversos tipos de cursos de panificação e confeitaria para crianças, jovens universitários e moradores da região.
Horários de atendimento:
Terças-feiras à sábado – 8h30min às 11h30min e 13h30min às 17h
Domingos e Feriados: 13h30min às 17h. Contatos pelo e-mail: faleconosco@caminhodosmoinhos.com.br
Ou site: www.caminhodosmoinhos.com.br