Nascido Senor Abravanel, mas para o Brasil inteiro Sílvio Santos. Nos deixou, no dia dezessete de agosto, aos noventa e três anos de idade, o maior mito da comunicação do país. Sem dúvida, no exato momento em que ganhamos a notícia, pipocaram em nossa mente as várias facetas dele como um verdadeiro artista da comunicação. As suas ideias sempre foram à frente do seu tempo e não é à toa que, construiu um império em empresas e na área dos meios de comunicação: a grande SBT.
A partir dele conseguimos entender bem algumas coisas, especialmente, na área da comunicação e do empreendedorismo. Acreditou muito no poder do trabalho. Com o dom da palavra, começou vendendo produtos que, às vezes, ninguém acreditava, mas ele acreditava e fazia dos mesmos produtos de sucesso. E assim, construiu uma sólida carreira em lojas e empresas. Fora sempre um empreendedor nato.
O dom da oratória era uma de suas características principal. Impressionante como se comunicava bem. Desde sua adolescência a desenvoltura com a comunicação foi utilizada para chamar a atenção das pessoas nas ruas. Teve experiências na rádio, mas foi na televisão que suas ideias prosperavam e ele inovava, tornando-se um ícone da televisão brasileira. Não há como entender os programas de auditório, sem estudar Silvio Santos.
Quem que nunca ouviu falar de Sílvio Santos? A televisão brasileira deve muito a ele que emprestou todo o seu carisma, talento e dom da comunicação a nós e durante vários anos. Por trás do sorriso que alegra as tardes de domingo de milhões de brasileiros está um dos mais talentosos empreendedores da história do país, que soube, como poucos, explorar o potencial da economia popular e dos meios de comunicação de massa para criar um império empresarial que vai muito além do SBT.
Silvio Santos sempre entendeu qual era o desejo dos brasileiros. Também sempre teve muita certeza de qual era o seu próprio sonho: uma rede de televisão. Como ninguém além de empresário era artista e sabia vender magia para as pessoas.
Ele tinha uma visão jornalística muito interessante, porque era uma visão misturada com linha de show. Ele concebia o jornalismo também como alguma coisa espetacular, extraordinária e envolta de fantasia e magia. Conseguiu levar durante anos uma mensagem de otimismo, de amor à vida, de alegria aos lares brasileiros. Ele era um apaixonado pela vida e pelo trabalho. Tudo que conquistou foi fruto de um homem visionário, muito proativo e trabalhador.
Sempre soube se comunicar a qualquer tipo de público e levar a sua mensagem, por isso sim, sem sombra de dúvidas pode levar o título de maior comunicador da televisão brasileira. Foi muito eficaz na televisão. Quem que não lembra de um de seus bordões? Acreditava em si, no produto que vendia e no povo brasileiro. Fazia nos sorrir e agora ficamos com essas lembranças de um grande homem, um grande empresário e uma lenda na comunicação.
Por Greicy Weschenfelder