A Broto Rio Grande do Sul 2024 é do Vale do Taquari. A jovem Natália Yepez, 15 anos, de Encantado foi eleita no concurso realizado entre os dias 13 e 14 de setembro no Hotel Mares do Sul em Tramandaí. No total, participaram nove meninas dos municípios de Arroio Grande, Cachoeira do Sul, Canoas, Dom Pedrito, Santa Maria, Tramandaí, Venâncio Aires e Viamão. O concurso foi realizado nos dias 13 e 14 de setembro na cidade de Tramandaí, no hotel Mares do Sul. Ela é filha de Fabíola Gheno Yepez, de Encantado e de Michel Kerbes Yepez de Arroio do Meio. A família reside em Lajeado.
Para a jovem, o momento foi único. “O Broto Rio Grande do Sul foi meu primeiro concurso, por esse motivo o resultado não era algo que eu esperava quando entrei. Fiz o meu melhor para atingir o melhor resultado possível, mas foi um choque saber que deu certo e que todo o esforço valeu a pena. Cada candidata deveria realizar algumas etapas antes do concurso, o vídeo de sua apresentação e do seu município, um projeto social, a confecção de uma roupa sustentável e uma foto capa de revista. Eu amei e aproveitei cada momento desse processo, e aprendi muito, principalmente na realização da ação social, que fiz na casa de passagem. Sempre gostei de tirar fotos e gravar vídeos, então foi algo muito leve e divertido.”
Natália diz que o maior aprendizado foi passar a acreditar mais em si mesma e valorizar muito as pessoas que sempre estiveram ao seu lado e torceram até o fim. “Eu gostei muito da experiência, e tenho interesse em aprender mais sobre esse mundo. Apesar de sempre ter gostado de assistir concursos, o interesse em participar despertou apenas quando fui convidada, pois até então era algo distante para mim.”
“Algo que acrescenta na vida dela”
A mãe da jovem, Fabíola, espera que a conquista contribua para que a filha acredite mais nas suas qualidades. “Ela realizou todas as etapas do concurso, representando muito bem o município de Encantado, conforme dito pelos jurados, com autenticidade, carisma, simpatia, educação, respeitando a todos. Quando a Natália foi convidada, ficou muito feliz, só que precisei mostrar a ela que seria um compromisso, que teria que se organizar, pois seriam muitas etapas, iria exigir tempo e dedicação. Então ela me mostrou como faria para dar conta de tudo, porque já tem uma rotina puxada. Depois disso, vimos que seria bom, um desafio novo, que de alguma forma iria acrescentar na vida dela.
Foto: Arquivo Pessoal