Dia desses escutei de um estudante de Licenciatura que o que o motivava a vir a ser professor era o fato de querer ter uma vida mais dinâmica, ter desafios, já que sua vida estava muito monótona. Bom, tive que concordar na hora. Quer dinamismo, vivacidade, energia, desafios? Seja professor! Mas seja professor para fazer a diferença e pode ter certeza que você faz.
Sem dúvida, nós, professores somos fontes de provocação aos estudantes para que busquem o conhecimento, para quererem mais e sonharem com melhores possiblidades na vida e transformarem a sociedade.
Pensar em educação é pensar nos verdadeiros agentes de transformação que são os professores. Verdadeiros seres humanos vestidos de anjos que, em sala de aula, investem em criatividade para enriquecê-las, possibilitando desenvolvimento da aprendizagem, de forma rica. Além de todo conhecimento técnico transmitido, o professor também é uma fonte de conhecimentos gerais, sejam sobre o mundo, sobre a vida ou sobre questões emocionais.
O papel do professor na vida dos alunos vai além de transmitir conhecimento de forma didática, ele fala de coração para coração e agrega valores com a convivência e proximidade, sendo, inclusive, grande referência de vida.
Ser professor, nos possibilita um mundo de possiblidades e construir junto aos alunos um mundo melhor, já que o conhecimento pode solucionar problemas da sociedade. Com nosso poder, podemos mudar positivamente a vida de alguém, fazendo parte da história do nosso aluno para sempre.
Estamos, diretamente, lidando com seres humanos, com a razão e a emoção. Impactamos e fizemos a diferença para a construção de um mundo melhor. Que outra profissão nos proporciona tanto? Temos problemas, em nossa profissão, como todas as outras, mas as alegrias são muito maiores. Um sorriso, um gesto, um obrigado, um carinho, um abraço, fazem o dia e a profissão valerem a pena. Ah, como é bom ser professor.