A 19º Edição da Boate de Garagem já tem data para acontecer. O evento será no dia 26 de outubro, a partir das 21h, no Centro de Lazer Arroio Grande. Neste ano, parte do que será arrecadado na festa será repassado para a Associação dos Menores de Arroio do Meio (Amam) que foi fortemente afetada pela enchente de maio. Além disso, cada um que for para o evento poderá fazer a doação de um livro de literatura para a campanha ‘Biblioteca Solidária’. Cada obra repassada, será doada para os 13 municípios do Vale do Taquari que sofreram com a catástrofe das águas. No total, 52 bibliotecas de escolas e públicas foram devastadas. Podem ser usados livros novos ou usados, desde que estejam em bom estado e com as páginas completas.
Conforme o organizador da boate, Wanderley Theves, o Xumby, o objetivo é auxiliar na reconstrução. “Vamos ajudar as bibliotecas e a Amam que já tem uma caminhada de 54 anos. Convido nossa comunidade a estar presente na festa.” Xumby também divulga que os ingressos podem ser comprados de forma antecipada ao preço de R$ 30 no Ritts, Amam, Restaurante Paroquial, Duda’s Gourmet, Livraria Magia dos Livros, Espaço Mari Marchini, Centro de Lazer Arroio Grande e em Lajeado no Kikão Lanches e Game Boy. Na hora, o valor é de R$ 50.
“A festa será temática anos 70 e 80 com baladas das décadas e videoclipes. É uma programação tradicional e muito conhecida. Tem uma turma que virá de Bento Gonçalves e está impressionada com o que iremos oferecer. Então, a Boate de Garagem já está ultrapassando as fronteiras do Vale.”
Para a diretora da Amam, Ingrid Soares, é uma alegria receber o auxílio do evento. “O Xumby sempre foi o nosso parceiro, principalmente, com o livro Tripé antes das enchentes. É um gesto de cada um que conta e vale muito. De uma ajuda a outra vamos unindo o que precisamos para reconstrução, porque necessitamos de aporte financeiro para isso. Tudo que chega agrega. Quem colabora, aposta em nossos alunos.” Em função do fato trágico de maio, as atividades da entidade funcionam desde o dia 12 de junho em uma casa na Rua Júlio de Castilhos abaixo do Hospital São José.
O rotariano, Sidnei Wollinger, que faz parte da comissão que organiza a campanha Biblioteca Solidária, diz que até o momento já foram doados cerca de 6.500 livros. “Recebemos uma ajuda muito grande de Curitiba, Minas Gerais, São Paulo, Sesc Caxias do Sul e também de muitos particulares. Conseguimos uma sala em Arroio do Meio sem custo para organizar o que chega e as doações que também serão repassadas aos outros municípios da região. Como a boate é tradicional e algo cultural, agrega muito bem com o repasse de livros no dia. Ler é fundamental assim como a reconstrução das bibliotecas.”
ESTACIONAMENTO E PETISCOS
Na noite do evento, haverá estacionamento, seguro e com guardas. No cardápio, serão comercializados alimentos como porções de filé de tilápia, cascudinhos, tábuas de frios e torres de chopp. Uma lambreta será disponibilizada para que o público possa fazer fotografias no local.