Nesta sexta-feira, dia 22, haverá a abertura da exposição ‘Mãos de Ouro: Entre Agulhas e Memórias – Celebrando a Costura’. O evento será na Casa do Museu a partir das 19h. As idealizadoras do projeto são as estilistas Iselda Pelison e Pamela Kaplan que também atuaram na pesquisa e redação e restauração do acervo. Eduarda Lagemann Melchior também atuou na pesquisa e redação e Maisa Kohl da Rosa na restauração.
A exposição trará peças da indumentária e maquinário utilizados pelas costureiras alemãs e italianas que colonizaram o Vale do Taquari há dois séculos. Haverá peças originais e restauradas, bem como réplicas que seguem a linha do tempo de cada década passada. A exposição irá homenagear as costureiras da região em celebração aos imigrantes, debater e estimular o crescimento sustentável da economia, proporcionar conhecimento aos jovens e estimular a visualização de objetos fora de telas digitais. O projeto visa promover a conscientização sobre a relevância da cultura local, revitalizar e preservar as tradições regionais, fomentar o interesse pelo conhecimento da história por meio da exibição de objetos que ilustram a rica herança cultural de nossa comunidade.
Haverá uma seleção de peças dispostas em manequins. O maquinário e acessórios da época serão organizados em uma linha do tempo histórica. Esta curadoria detalhada permitirá aos visitantes uma compreensão profunda das técnicas de costura e dos instrumentos utilizados no passado. O projeto também contou com pesquisa histórica, catalogação de documentos impressos, digitalização e impressão dos materiais das obras que serão expostos, montagem da exposição num cenário de época. As visitas poderão ser agendas, pois haverá guia.
Conforme Iselda que também atua como atriz, diretora, modelista e costureira, a exposição deverá ficar na Casa do Museu até 15 de dezembro. Ela convida a comunidade a visitar o espaço e conhecer mais sobre a história do Vale. “É algo muito importante para nós. Além de promover a Casa do Museu, valoriza toda uma cultura e beleza regional de uma época.”
Foto: Iselda Pelison