Foi domingo, de manhã, dia 10 de novembro, que recebi uma notícia, há muito aguardada: que eu seria a nova Coordenadora Regional de Educação do Vale do Taquari. Retorno a esse cargo, que já ocupei em 2016 a 2019.
Hoje, escrevendo esse texto, um friozinho na barriga começa a aparecer, afinal, os números são bem expressivos: a Coordenadoria, ou melhor, a 3 CRÊ, abrange 32 municípios e 82 escolas estaduais.
Volto num outro cenário; cenário esse de uma pós- pandemia e enchentes. Ou seja, estamos diferentes e somos diferentes. A Greicy também está diferente, mais madura e com muita vontade de trabalhar e fazer o melhor possível para a educação do Vale do Taquari. Tarefa essa que não se consegue sozinha e sim, com ajuda de todos. E para isso, sei que posso contar com a dedicação dos maravilhosos professores e funcionários que a rede possui. Dos alunos dá para esperar, eu sei disso, muito esforço e motivação.
Para chegar ao resultado final, tive que passar por uma seleção de mais de seis meses, com várias etapas, dentre elas: análise de currículo, prova de conhecimentos gerais, vídeo, estudo de caso…. Portanto, essa seleção foi difícil e não é uma indicação política. E acho importante comentar, que fiz essa seleção, querendo muitas vezes desistir, pois foi bem na descoberta, doença e morte do meu porto seguro e grande amor: meu pai. Só que ele foi tão importante nesse processo que em nenhum momento me deixou desistir. Lembro que uma das etapas eu fiz no quarto do hospital. Isso significa, leitor, que tudo vale a pena e o tamanho dos nossos sonhos é o tamanho que damos a eles. Podemos ir em busca deles mesmo diante de grandes dificuldades.
Percebo como principais tarefas imediatas à frente do cargo, seja o de olhar para as escolas cuja infraestrutura foi afetada pela ou pelas enchentes. Retomar a CIPAVE, um programa que visa combater as violências nas escolas, o bullying, e trabalhar a saúde mental dos nossos alunos, professores e funcionários. Essa é uma questão que merece também nossa atenção: a saúde mental.
Bem, agradeço o carinho de todos e, principalmente, as demonstrações de afeto da minha cidade: Arroio do Meio, que sempre levarei no coração! Fica o recado para que as pessoas que estão acalentando um sonho que não desistam do mesmo e que corram atrás. Interpéries vão surgir, mas existe uma espiritualidade, pessoas que vão te apoiar e existe uma pessoa chamada você; mais forte que imaginas