O Halloween desperta curiosidade e mexe com a imaginação das crianças e adolescentes. Conhecido no Brasil como ‘O Dia das Bruxas’, o 31 de outubro veio popularizado dos Estados Unidos e a cada ano festas nas escolas e em locais particulares ganham força com as decorações de fantasmas, bruxas, vampiros, abóboras, entre outras. A professora Gisleine Schüssler, que atua nas escolas municipais em Arroio do Meio Barra da Forqueta e João Beda Korbes, trabalha com o tema em sala de aula na disciplina de Língua Inglesa para propiciar um diferencial no aprendizado dos alunos. Ela diz que a celebração do Halloween é importante por diversos motivos, mas na escola auxilia na compreensão de que existem outras histórias e culturas, além do que se vivencia no dia a dia.
“Além de ajudar no aprendizado da língua estrangeira de forma lúdica, mas sem deixar de praticar escrita e pronúncia, também podemos destacar a interação social e o estímulo à criatividade. Eu costumo trabalhar com os meus alunos decoração da sala de aula com escrita em inglês, contos de halloween em inglês, desfile da melhor fantasia, trabalho com o novo vocabulário, também em atividades xerocadas com caça-palavras, cruzadinhas, etc. Na escola, contribui muito na forma lúdica de aprender e também auxilia na interação”, destaca a ‘Teacher Gisa’ como é conhecida pelos alunos. Neste ano, nas turmas de nono ano ela propôs que os alunos se organizassem em grupos, traduzissem contos temáticos e que fizessem uma dramatização para que os demais adivinhassem. “É um tema muito atrativo e divertido, pois os estudantes falavam inglês naturalmente sem perceber que falavam.”
A professora acredita que o Halloween se tornou popular no país por influência de escolas de idiomas, pelo inglês ter entrado oficialmente para o currículo escolar brasileiro e por se tornar uma língua universal pelo uso avançado das tecnologias, internet e globalização. Assim como se popularizou, também favorece o comércio. “As lojas passaram a vender muitos itens de Halloween como os enfeites, as fantasias e as abóboras.”
COMO SURGIU O HALLOWEEN?
O Halloween, é o Dia das Bruxas, que originou na Irlanda, e foi levado para os EUA em 1840. Os Irlandeses fugiram da crise da fome que enfrentava o seu país e passaram a pedir alimentos nas casas, os então ‘Doces ou Travessuras’ como hoje é conhecido. A data em si também está por trás do nome ‘All Hallows Eve’ que na tradução significa ‘a véspera de todas as almas’, porque a data antecede o Dia de Todos os Santos.
Foto: Divulgação