A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) deu início nesta terça-feira, dia 17, à construção de uma travessia do tipo “passagem molhada” sobre o rio Forqueta, localizada entre Arroio do Meio e Lajeado, próxima à ponte do exército.
Com extensão total de 400 metros, a nova estrutura foi projetada para facilitar o tráfego de veículos, permitindo a passagem no sentido de Lajeado para Arroio do Meio. Com isso, a Ponte do Exército poderá ser utilizada exclusivamente por aqueles que trafegarem de Arroio do Meio para Lajeado. “Queremos evitar a necessidade de fluxo intercalado na Ponte do Exército para amenizar o tempo de deslocamento dos motoristas e da comunidade. A passagem não interfere no prazo de entrega da nova ponte da ERS-130 em 29 de março”, salienta o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr.
A passagem molhada será constituída de 13 galerias de concreto armado com dois metros cada, formando um conjunto de cinco metros de largura com 30 metros de comprimento. A pista de rolamento que fará a aproximação à passagem será composta por uma camada de um metro de espessura formada por blocos de rocha e o pavimento formado por sub-base de rachão e base de brita graduada.
A EGR ressalta que o funcionamento da estrutura dependerá do nível do rio Forqueta, ou seja, quando houver uma elevação superior a dois metros acima do nível normal, o fluxo poderá ser interrompido.
Manutenção dos desvios
A EGR reforça que está executando a manutenção e conservação das estradas municipais que estão sendo utilizadas como desvio para que os motoristas acessem a estrutura instalada pelo Exército.
Em Lajeado, as equipes estão trabalhando no patrolamento em segmentos da estrada para corrigir as imperfeições causadas pelo fluxo de veículos e um caminhão pipa está sendo utilizado para amenizar a poeira.
No lado de Arroio do Meio, a EGR está realizando melhorias no trecho de aproximadamente dois quilômetros da estrada municipal Linha Umbú até Forqueta Baixa.
Construção da nova ponte da ERS-130
A EGR segue atuando para a conclusão da obra em 29 de março, visando cumprir o cronograma proposto recentemente.
Atualmente, as equipes executam a concretagem do quarto bloco de fundação e trabalham na construção dos pilares. Ao todo, serão cinco blocos com pilares e dois sem, todos construídos em concreto armado. As estruturas são essenciais para a estabilidade da ponte por dar sustentação à ponte. Essas etapas são cruciais para garantir a continuidade das obras e o cumprimento do cronograma.
Paralelamente às atividades nos blocos de fundação, o parque fabril segue em ritmo acelerado com a produção das vigas e das lajes pré-moldadas.
Nas extremidades, está em construção o aterro de nivelamento da ERS-130 com a nova ponte. O projeto prevê uma rampa de 170 metros de pista de rolamento até a altura da nova estrutura da ponte em ambos os lados – Lajeado e Arroio do Meio.
A nova ponte está sendo construída com 172 metros de extensão – 51 metros maior e cinco metros acima da antiga –, além de contar com duas faixas no pavimento principal e espaço para travessia de pedestres e ciclistas. O custo está estimado em R$ 14 milhões, financiado com recursos oriundos do ingresso da cobrança do pedágio da EGR.